Penitenciária Mata Grande reforça segurança para impedir entrada de drones

Com o objetivo de impedir a entrada de materiais ilícitos por meio de drones na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, mais conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), a unidade reforça a segurança com a instalação de uma nova cobertura.

O diretor da unidade, Ailton Ferreira, explica que o manuseio de drones é um dos principais meios utilizados para entrada de produtos ilícitos. Nos últimos dois anos, foram apreendidos 80 equipamentos eletrônicos.

Com isso, a Mata Grande investe mais de R$ 400 mil na instalação de uma tela reforçada de alambrado, com uma estrutura que terá oito metros de altura e dois metros de afastamento das alas criando uma barreira entre o espaço livre e as alas dos raios.

“Já instalamos tela pinteiro nos raios, mas essa proteção durou um tempo e logo os recuperandos encontraram uma forma de danificá-las, fragilizando a segurança para inserir materiais ilícitos. Não é uma tarefa fácil, pois todos os dias eles inventam novas formas de alimentar o crime, porém, a Polícia Penal é tenaz e trabalha de forma ostensiva dentro do presídio”, ressalta.

Conforme o diretor, o desafio é estar sempre atento a qualquer irregularidade. “Operações como essas onde retiramos uma grande quantidade de material ilícito reforça o nosso compromisso com a sociedade no combate à criminalidade. E estamos sempre em atividade com os rígidos procedimentos de segurança e a continuidade das ações de revista”, reforça.

Operação Mercúrio

Em continuidade à Operação Mercúrio, os policiais da Mata Grande encontraram nesta quarta-feira (16.03), aparelhos celulares, acessórios e entorpecentes, durante a Operação Mercúrio II, que busca apreender materiais ilícitos no presídio.

As equipes do Plantão Alpha e Expediente localizaram 15 celulares, 14 carregadores, três fones de ouvido e duas porções de substância aparentando ser maconha que estavam escondidos em buracos nas celas.

“Foi um dia de intenso trabalho, tanto de inteligência quanto braçal, sendo necessário o uso da força física e de um martelete para quebrar paredes e retirar os materiais ilícitos que estavam escondidos dentro delas”, afirma Ailton.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada