Pesquisa diz que 63% da população do Centro-Oeste teve crise de ansiedade por causa de dinheiro na pandemia

Com a pandemia, 63% da população da região Centro-Oeste teve crise de ansiedade por preocupação com dinheiro. Os dados foram revelados pela pesquisa ‘Pandemia e os Impactos Financeiros’. O levantamento revelou a transformação nos hábitos e comportamento dos brasileiros.

O levantamento da Serasa com Opinion Box revela que o brasileiro passou a priorizar os gastos com a casa e reduziu os investimentos com lazer. A mesma pesquisa foi feita em 2021, quando a pandemia completou um ano e, em 2022, com dois anos de pandemia da Covid-19.

A pesquisa constatou que 59% dos entrevistados do Centro-Oeste tiveram pensamentos negativos por conta da situação financeira complicada e 63% sofreram com crise de ansiedade pelo excesso de preocupações com dinheiro.

Um total de 63% relataram problemas de concentração para realizar tarefas diárias. Segundo o levantamento, 60% das pessoas do Centro-Oeste relataram aumento na despesa durante a pandemia de Covid-19, o número é igual ao levantamento realizado no ano anterior.

No entanto, apesar das dificuldades, 62% dos entrevistados da região Centro-Oeste conseguiram realizam o pagamento das contas em dia. Para conseguir manter as contas no azul, 52% realizaram o corte de despesas não planejadas.

Já 67% dos entrevistados dão mais importância ao dinheiro guardado e 56% disseram ter aprendido a cuidar melhor dos recursos e 54% contaram que gastavam muito com o que não precisava.

Prioridade dos gastos

 

A pesquisa também mediu a prioridade nos gastos dos brasileiros. No Centro-Oeste, a prioridade é com o pagamento do plano de saúde; escolas ou faculdades; serviços de assinaturas e cartão de crédito.

  • Plano de saúde – 90%
  • Escolas ou faculdades – 85%
  • Serviços de assinaturas – 86%
  • Cartões de crédito – 84%

A pesquisa também mediu o crescimento do Pix como meio de pagamento. Atualmente, a transferência instantânea já é a forma de pagamento usada por 67% da população da região Centro-Oeste. Antes da pandemia, 52% preferiam pagamento em dinheiro vivo.

Impactos
Segundo o Serasa, a pesquisa mostrou que a pandemia ainda gera impacto financeiro. Segundo o levantamento, houve um aumento da preocupação com o pagamento das contas em dia. Quanto à mudanças de hábitos, os brasileiros gastavam com lazer em shoppings, restaurantes e viagens. No entanto, uma parcela da população optou por não gastar com esses tipos de serviços e fez uma priorização dos gastos.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso