PF cumpre mandados em imóveis urbanos de Sorriso e Sinop na Operação Terra Envenenada

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 23/03, a terceira fase da Operação Terra Envenenada, com o objetivo de descapitalizar os principais articuladores de uma organização criminosa transnacional que atuava na prática da importação e comercialização ilegal de agrotóxicos provenientes do Paraguai e Uruguai.

Nesta etapa das investigações, a Justiça Federal de Cuiabá/MT determinou o sequestro de três fazendas situadas em Novo Progresso/PA, seis imóveis urbanos situados nos municípios de Sinop e Sorriso no Mato Grosso,  Altamira/PA, Guaíra/PR e Toledo/PR, assim como de cinco máquinas agrícolas, quatro caminhões e quatro camionetes.

Além do sequestro de bens e valores, que superam a quantia de 14 milhões de reais, houve o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Sorriso e Sinop, sendo que os itens arrecadados serão totalmente contabilizados no prosseguimento das apurações.

As primeiras fases da Operação Terra Envenenada identificaram uma extensa e complexa rede criminosa transnacional, com comando central hierarquizado, que atuava de maneira estruturada visando à importação ilegal e posterior revenda de agrotóxicos oriundos do Uruguai e do Paraguai.

A organização contava com um engenhoso esquema de operações ilegais de câmbio para dissimular a origem dos lucros ilicitamente auferidos, reinserindo-os no sistema econômico nacional mediante a compra de imóveis, terrenos, fazendas, lanchas, veículos e gado.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros