PF cumpre mandados em imóveis urbanos de Sorriso e Sinop na Operação Terra Envenenada

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 23/03, a terceira fase da Operação Terra Envenenada, com o objetivo de descapitalizar os principais articuladores de uma organização criminosa transnacional que atuava na prática da importação e comercialização ilegal de agrotóxicos provenientes do Paraguai e Uruguai.

Nesta etapa das investigações, a Justiça Federal de Cuiabá/MT determinou o sequestro de três fazendas situadas em Novo Progresso/PA, seis imóveis urbanos situados nos municípios de Sinop e Sorriso no Mato Grosso,  Altamira/PA, Guaíra/PR e Toledo/PR, assim como de cinco máquinas agrícolas, quatro caminhões e quatro camionetes.

Além do sequestro de bens e valores, que superam a quantia de 14 milhões de reais, houve o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Sorriso e Sinop, sendo que os itens arrecadados serão totalmente contabilizados no prosseguimento das apurações.

As primeiras fases da Operação Terra Envenenada identificaram uma extensa e complexa rede criminosa transnacional, com comando central hierarquizado, que atuava de maneira estruturada visando à importação ilegal e posterior revenda de agrotóxicos oriundos do Uruguai e do Paraguai.

A organização contava com um engenhoso esquema de operações ilegais de câmbio para dissimular a origem dos lucros ilicitamente auferidos, reinserindo-os no sistema econômico nacional mediante a compra de imóveis, terrenos, fazendas, lanchas, veículos e gado.

Veja também

Sorriso promove evento pela Paz e Conciliação com shows de Fernanda Brum e Tony Allysson

Feira do Rota do Sol realiza festa julina com apresentação da Junina Joias do Cerrado nesta quarta-feira (16)

ACES Sorriso celebra Dia do Comerciante com café da manhã e reflexão sobre desafios econômicos

Trabalhador fica ferido após explosão de pneu em carreta na Perimetral Sudeste em Sorriso

Bombeiros de MT participam de capacitação da Força Nacional com foco no combate a incêndios florestais

Agência Fluvial da Marinha realiza atendimentos em Sorriso de 24 a 26 de julho