PF deflagra operação para combater tráfico internacional de drogas; 3 mandados cumpridos em Sorriso

Nesta quinta-feira ( 28-09), a Polícia Federal lançou a Operação Pelos Ares, uma ação coordenada com o propósito de reprimir o tráfico transnacional de entorpecentes, principalmente conduzido com o uso de aeronaves na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. A operação visa desmantelar uma associação criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, com o foco na prisão de seus principais líderes e na apreensão de bens adquiridos com os lucros do crime, que eram utilizados na lavagem de dinheiro.

O contingente de aproximadamente 80 policiais federais foi mobilizado nesta manhã para cumprir 2 mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens imóveis, móveis e valores. Essas medidas foram expedidas pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso e abrangem diversas cidades, incluindo Sorriso, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Peixoto de Azevedo,  Cuiabá, Curitiba – PR, Alvorada-RS e Conceição das Alagoas-MG. Em Sorriso foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

As investigações que deram origem a essa operação tiveram início com a apreensão de uma carga impressionante de 431 quilogramas de cocaína no município de Denise – MT, juntamente com uma aeronave, armas, munições e outros objetos relacionados ao tráfico de drogas. Durante os levantamentos conduzidos pela Polícia Federal, ficou claro que a aeronave apreendida foi adquirida por um grupo de traficantes com o objetivo de transportar o entorpecente para o território nacional, especificamente na fronteira Brasil/Bolívia, através do estado do Mato Grosso. Posteriormente, o plano era enviar a substância ilícita para a região litorânea do país e, eventualmente, para o exterior.

Ao longo das investigações, foram descobertas transações financeiras substanciais que eram incompatíveis com a capacidade econômica declarada pelos principais líderes do esquema criminoso. Esses indivíduos recorriam a intermediários, os chamados “laranjas”, na tentativa de dar uma aparência lícita aos bens adquiridos com os lucros do tráfico de drogas. Como parte das medidas autorizadas pela Justiça, está o sequestro de cerca de 40 milhões de reais pertencentes aos investigados, buscando assim desmantelar a estrutura financeira que sustentava suas atividades criminosas.

A Operação Pelos Ares contou com o apoio crucial da 22ª Companhia Independente de Força Tática do 7º Comando Regional da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso (22º CIAPM de Força Tática do 7º CR) e do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON/PMMT), reforçando a ação conjunta das forças de segurança no combate ao tráfico internacional de drogas.

 

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá