PF deflagra operação Trilha de Algodão para combater tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro

Nesta quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou a operação Trilha de Algodão, que tem como objetivo investigar um grupo criminoso especializado em tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais em Mato Grosso e Rondônia. Foram cumpridos 4 mandados de prisões preventivas e 10 de buscas e apreensões nas cidades de Campos de Júlio, Sapezal e Vilhena (RO).

Durante a operação, foram apreendidos quatro automóveis, uma motocicleta, duas armas de fogo e 250 litros de combustível. As investigações tiveram início após a apreensão de 675 quilos de cloridrato de cocaína em Rondonópolis, em outubro de 2022, em uma atuação conjunta da PF e Polícia Rodoviária Federal.

O grupo criminoso utilizava o modus operandi de ocultar expressivas quantidades de cloridrato de cocaína no interior de carretas-bitrem, que transportavam caroço de algodão, tendo como destino o estado de São Paulo. De acordo com a PF, em menos de dois anos, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal interceptaram quase duas toneladas de cocaína ligadas ao grupo, tendo sido identificados mais de R$ 5 milhões em patrimônio durante a apuração dos fatos.

O grupo criminoso ainda utilizava de tabacarias em Mato Grosso para movimentar valores ilícitos recebidos pelos carregamentos de droga. Nas redes sociais, o grupo ostentava uma vida de luxo, exibindo veículos e motos importadas, fruto da prática criminosa.

A operação contou com o apoio de 42 policiais federais e representa um importante avanço no combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região.

Integrantes do grupo ostentavam vida de luxo.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC