PF realiza Operação Escavadores em RO e MT; mandado foi cumprido em Sorriso

A polícia Federal deflagrou na manhã dessa sexta-feira (01) a Operação Escavadores nos Estados de Rondônia e Mato Grosso.

O objetivo da ação é combater um grupo criminoso envolvido com a extração e comercialização ilegal de diamantes da Reserva indígena Roosevelt.

Foram cumpridos 4 Mandados de Busca e Apreensão e 2 Mandados de Prisão Preventiva, expedidos pela Justiça Federal de Vilhena que foram cumpridos na cidade de Cacoal/RO e Sorriso/MT.

A investigação teve início em novembro de 2020, após ação da Polícia Federal que apreendeu 184 pedras de diamantes extraídos da Reserva Indígena Roosevelt que estava na posse de um dos investigados que foi preso em flagrante.

A partir dessa apreensão, a polícia federal intensificou as investigações e identificou os principais membros desse grupo criminoso, dentre eles, um ex-diretor da FUNAI que foi preso preventivamente na deflagração da operação.
Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, ouro, além de alguns armas irregulares.

Os investigados responderão por associação criminosa, usurpação de bem da União, extração ilegal de minério sem autorização do órgão competente, dano em unidade de conservação e falsidade ideológica.

Veja também

Secretaria de Justiça investe R$ 3,7 milhões na aquisição de coletes balísticos para policiais penais de MT

Acusado de homicídio em Vera será julgado pelo Tribunal do Júri por crime motivado por ciúmes

Filho é preso após mãe acionar botão do pânico

Polícia prende homem que matou andarilho e a própria mãe a facadas em Tangará da Serra

Plano Estadual Pena Justa terá propostas apresentadas pela sociedade civil

Policiais civis reforçam efetivo nas delegacias no interior do Estado