Pioneira de Sorriso Idali Frâncio é homenageada com plantio de ipê no Parque Ecológico

O pioneiro Claudino Frâncio, que doou a área para o Parque Ecológico tem no local um Ipê plantado em sua homenagem no primeiro ano da campanha em 2017. Neste ano, foi plantado outro ipê, desta vez em homenagem à companheira dele, Senhora Idali, que faleceu em 2021 vitimada pela Covid 19.

O projeto iniciou em 2017 com distribuição de 800 mudas de ipês. Em 2018 a empresa doou 800 mudas e em 2019 foram entregues mil mudas.

Durante a pandemia – 2020 e 2021 não foi possível realizar a entrega, mas neste ano foi retomada, com entrega no final de semana, de 500 mudas de ipê em três pontos na cidade.

Um dos locais foi no Parque Ecológico onde, com a presença de familiares e amigos, foi prestada uma homenagem póstuma à Senhora Idali.

“No primeiro ano em 2017 plantamos um Ipê em homenagem ao senhor Claudino e no ano passado perdemos a dona Idali com a Covid. Neste ano, plantamos um pé de ipê junto ao que plantamos para ele. Quem adentrar ao nosso parque será abraçado pelos ipês plantados em homenagem a eles, um de cada lado da entrada. Dona Idali amava os ipês brancos, por isso o ipê dela é branco. Temos que pensar em nosso filhos e netos. Sabemos que plantas são vida. Pedimos que todos cuidem das plantas, cuidem do meio ambiente”, explicou Clea Onguero, integrante da equipe da Colonizadora Feliz.

Ela destacou que o objetivo da campanha é preservar o meio ambiente e colaborar com a sociedade. “Quando as pessoas se direcionam ao nosso ponto de entrega percebemos que as pessoas tem o maior carinho com esta planta. Inclusive pedimos que as pessoas nos mandem imagens dos ipês que foram doados em anos anteriores e plantados. E muitos tem enviado. Então, já estamos colhendo os frutos deste projeto”, disse. (Com informações de Heverton Luiz)

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo