PM é acionada para conter pessoas fazendo testes rápidos de Covid-19

Policiais militares de Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá) encaminharam na manhã desta quinta-feira (14.05), 15 pessoas, sendo oito mulheres e sete homens por estarem realizando teste rápido para Covid-19, sem conhecimento de órgãos competentes.

De acordo com o boletim de ocorrência, moradores dos bairros Jardim Piracema, Vila Maria, União e Santo Antônio acionaram a PM via 190, dizendo terem sido abordados por pessoas para coletar sangue e participar de uma pesquisa.

Os policiais foram até o bairro Jardim Domingos onde o grupo estava e na conversa com o supervisor, ele alegou que vieram de Brasília de ônibus e seriam prestadores de serviço de uma empresa de pesquisa e consultoria. Acrescentou que seriam recebidos por uma equipe da Prefeitura, porém, isso não ocorreu. O único documento que apresentou era um oficio via aparelho celular.

Em contado com a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, os militares foram informados que não tinha conhecimento do procedimento. Foi pontuado que as pessoas não eram profissionais da saúde e que o material vinculado não estava de acordo com os procedimentos adotados. Um risco maior por estarem coletando sangue das pessoas.

Durante a confecção do boletim de ocorrência, os policiais foram informados pela representante da Secretaria de Saúde do Município, ter acabado de receber um e-mail enviado pelo Escritório Regional de Saúde da Cidade, informado que uma equipe do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE, estaria realizando uma pesquisa intitulada Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19.

Devido às irregularidades, somada a falta de identificação, como crachá, além da ausência de um documento formal, a ocorrência foi registrada na Delegacia para esclarecimento.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso