PM registra redução significativa de crimes durante Operação Carnaval 2024 em Mato Grosso

Durante a Operação Carnaval 2024, a Polícia Militar de Mato Grosso celebra uma redução expressiva de 58% nos casos de homicídios em comparação com o ano anterior. Os números revelam que, neste ano, foram registradas 10 ocorrências com morte, enquanto no mesmo período de 2023, foram contabilizadas 24. A intensificação do policiamento durante o feriado visa garantir a segurança da população.

A Operação Carnaval foi lançada na última sexta-feira (09.02) e encerrada nesta quarta-feira (14.02). O policiamento foi reforçado com um efetivo de 3.193 policiais militares distribuídos em 96 pontos de concentração de festas, que reuniram aproximadamente 300 mil pessoas.

O balanço apresentado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, também destaca a redução de 21% nos furtos, passando de 315 casos em 2023 para 248 neste ano. Além disso, houve uma diminuição de 5% nos roubos, de 46 delitos para 43.

Durante os dias de festividades, 54 pessoas foram conduzidas à delegacia, uma arma foi apreendida, 49 veículos foram apreendidos, e aproximadamente 6 kg de entorpecentes foram confiscados.

Conforme o coronel Mendes, a Polícia Militar registrou uma redução de 55% nas ocorrências nos locais de Carnaval, com 99 casos em 2023 e 44 este ano, incluindo apreensões de drogas, ameaças, desobediência e direção perigosa. Ele destacou que o sucesso da operação é resultado dos investimentos contínuos na Segurança Pública pelo Governo do Estado, englobando renovação de armas, viaturas e equipamentos de segurança de última geração.

O subchefe do Estado Maior, coronel PM Wilker Soares Sodré, elogiou o trabalho dos policiais militares, ressaltando que, mesmo durante o período festivo, o policiamento ostensivo e preventivo foi mantido em todo o estado.

“Quero destacar o esforço dos policiais militares não somente nos locais de Carnaval, mas essa segurança foi transmitida para todos os bairros e municípios do estado que não tiveram festas. O policiamento ostensivo e preventivo ocorreu de forma simultânea, em cada canto do estado, principalmente em pontos turísticos”, afirmou o coronel PM Wilker Soares Sodré.

Além dos batalhões de área, o efetivo policial nas ruas foi reforçado com equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA), bem como as companhias de Força Tática, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e alunos-soldados em formação.

Veja também

Motorista suspeito de atropelar crianças é preso em flagrante pela Polícia Militar

Polícia Militar lança operação e inaugura novo Batalhão da Força Tática

Sorriso: motorista é preso pela PRF com carga de cigarro contrabandeado do Paraguai 

Três homens foram localizados em uma residência, com as mãos e pés amarrados

Polícia Militar recupera veículo em menos de 20h após assalto

Suspeito de participar de tripla tentativa de homicídio é preso pela Rotam