Polícia alerta para o aumento de crimes de estelionato pelo WhatsApp em MT

De acordo com informações da Gecat – Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia, o índice de estelionatos cometidos por meio do aplicativo Whatsapp, aumentou de forma considerável nos últimos meses em MT.

O delegado titular do setor, Eduardo Botelho, enfatiza que a modalidade criminosa foi impulsionada por conta da pandemia, haja vista que boa parte da população deixou de circular nas ruas e passou fazer compras no mercado virtual.

Botelho ressalta que uma das medidas de prevenção é o comportamento mais cauteloso nas redes sociais. Ele lembra que todos os que usam esse meio de comunicação e de comércio, estão mais propensos a cair em golpes, por isso, a importância de se precaver e adotar medidas que possam dificultar a ação de criminosos.

Com objetivo de alertar a população sobre os riscos de ser lesado por golpistas, a PJC – Polícia Judiciária Civil, por meio da Derrfva – Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores, produziu uma cartilha de compra segura. O delegado Gustavo Garcia ressalta que essa cartilha tem como foco orientar os compradores e vendedores a agir de forma segura, e com isso, não ser mais uma vítima.

Para saber mais e acessar a publicação, entre no site; www.pjc.mt.gov.br  . E para denunciar qualquer modalidade de crime, ligue: 190, 197 ou 0800 65 3939  – As informações são mantidas em absoluto sigilo.

Veja também

DERF prende homem suspeito de mais de 30 furtos em Sorriso

Investigação da Polícia Civil leva 7 golpistas a serem condenados a 86 anos de prisão

Homem invade residência e tenta matar ex-mulher com golpes de faca

Homem é agredido em bar e recebe atendimento dos bombeiros no bairro Morada do Bosque

PRF apreende arma e 92 munições durante abordagem na BR-163 em Guarantã do Norte

Marido e mulher se desentendem e homem é golpeado na perna