Polícia Civil de Mato Grosso lança canal exclusivo para orientar vítimas de fraudes eletrônicas

A Polícia Civil de Mato Grosso anunciou o lançamento de um canal exclusivo destinado a orientar a população sobre como proceder em casos de fraudes por meio eletrônico, visando prevenir situações de estelionato e fornecer assistência rápida às vítimas de golpes.

O projeto, desenvolvido pela Polícia Civil, reúne a expertise das unidades especializadas no combate a golpes, especialmente em ambiente virtual, como a Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, a Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande e a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos. O objetivo central é disponibilizar informações de maneira acessível para que as vítimas possam agir rapidamente e saber como lidar com golpes ou fraudes eletrônicas.

A iniciativa teve origem no Núcleo Especializado de Estelionato da 1ª Delegacia de Várzea Grande, após observar que muitas vítimas de golpes eletrônicos não sabiam como proceder para evitar maiores prejuízos.

“Com as informações disponíveis, a vítima já pode adiantar os procedimentos conseguindo, por exemplo, recuperar suas contas em redes sociais, denunciar perfis falsos criados em seu nome e evitar que valores transferidos sejam difundidos para outras contas bancárias”, explicou o delegado Ruy Peral, responsável pelo setor.

No projeto-piloto, as informações estão disponíveis no site da Polícia Civil, na seção “Orientações Sobre Golpes”, onde é possível encontrar o passo a passo de como a vítima deve agir em situações como pagamentos ou transferências decorrentes de crimes, sequestro de perfil de WhatsApp, hackeamento de redes sociais como Facebook e/ou Instagram, entre outros golpes.

Ademais, cartazes contendo QR Codes serão divulgados nas delegacias da Polícia Civil em todo o estado, permitindo que as vítimas acessem diretamente as orientações sobre o golpe específico que sofreram através de seus celulares.

O próximo passo do projeto é a criação de um hotsite específico, vinculado ao site da Polícia Civil, onde estarão disponíveis orientações sobre outras modalidades de golpes, dicas de segurança e informações detalhadas sobre crimes de estelionato e outras fraudes.

A delegada-geral Daniela Maidel ressaltou a importância dessa nova ferramenta como meio de prevenção aos crimes de estelionato virtual, que têm crescido com o avanço da tecnologia.

“A Polícia Civil de Mato Grosso tem investido muito no combate a esse tipo de crime, que tem feito um número enorme de vítimas em todo o país. Estamos equipando as unidades com ferramentas modernas e efetivo especializado, mas percebemos que precisávamos ir além”, disse a delegada-geral.

O diretor Metropolitano, Wagner Bassi Junior, destacou que o projeto visa investir constantemente no trabalho de conscientização e esclarecimento à população, proporcionando às vítimas de golpes a capacidade de agir de forma rápida e eficaz.

“Criamos um canal único em que a vítima pode encontrar orientações sobre como agir em casos de fraude eletrônica de maneira fácil, por meio do QR Code, acessando diretamente a informação que ela precisa”, explicou Bassi.

Com essa iniciativa, a Polícia Civil busca fortalecer a proteção dos cidadãos contra os golpes eletrônicos, promovendo maior segurança e conscientização na utilização dos meios digitais.

Veja também

Sorriso: dupla é presa logo após praticar série de roubos na cidade

Dois homens são esfaqueados após buscar mulher para festa; um morreu no local

Embriagado e ameaçando: PM prende homem em flagrante com três armas de fogo

PJC indicia seis em Itanhangá e identifica veículo possivelmente usado em homicídio em Sorriso

Polícia Civil prende homem que furtou R$ 13 mil de vítima que conheceu pela internet

Autor de furto de R$ 200 mil em joias em Sorriso é preso pela Polícia Civil em Cuiabá