Polícia Federal deflagra 23ª fase da Operação Lesa Pátria com dez mandados em MT

Nesta segunda-feira (08-01), a Polícia Federal deflagrou a 23ª fase da Operação Lesa Pátria com o intuito de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF. Naquela data, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram atos de violência e causaram danos generalizados aos imóveis, móveis e objetos dessas instituições.

O Supremo Tribunal Federal expediu 47 mandados judiciais para esta fase, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.

A ordem judicial inclui a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, visando assegurar a reparação dos danos causados ao patrimônio público, estimados em até R$ 40 milhões.

Os crimes sob investigação englobam abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em andamento, e a Operação Lesa Pátria é considerada permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

Para mais informações, a Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal está disponível através do e-mail imprensa@pf.gov.br ou pelo telefone (61) 2024.8142.

Mandados Judiciais por UF:

Mandados de Busca e Apreensão:

  • BA: 02
  • DF: 05
  • GO: 02
  • MA: 04
  • MG: 02
  • MT: 10
  • PR: 01
  • RO: 01
  • RS: 13
  • SC: 02
  • SP: 01
  • TO: 03

Mandados de Prisão Preventiva:

  • BA: 01

Veja também

INDEA alerta produtores sobre prazos para cadastramento de áreas de plantio de soja e algodão

Sorriso inicia instalação de câmeras de segurança do arco externo

Polícia Civil prende jovem por difundir ideologias neonazistas e racistas nas redes sociais

Mulheres são presas ao tentar registrar falsos diplomas de médicas no CRM

Sorriso sedia final nacional da Superliga de Voleibol Adaptado da Melhor Idade

Novo coordenador do NIF fala sobre atuação e reforça caráter orientativo do órgão