Polícia Federal deflagra Operação Loki e prende homem suspeito de venda de documentos falsos em Lambari D’Oeste

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal deflagrou a Operação Loki com o objetivo de combater a venda de documentos falsos na cidade de Lambari D’Oeste, localizada a 319 km de Cuiabá. A ação resultou na prisão de um homem suspeito de ser o responsável por comercializar CNHs falsificadas.

As investigações tiveram início em agosto de 2022, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma abordagem em Pontes e Lacerda, prendendo um motociclista que portava uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada. Durante o depoimento na Delegacia da Polícia Federal de Cáceres, o detido revelou ter adquirido o documento falso de um indivíduo residente em Lambari D’Oeste, pelo valor de R$ 6 mil.

Com base nessa informação, foram identificadas outras pessoas que teriam adquirido documentos falsos do mesmo fornecedor. Testemunhas apresentaram comprovantes de transferências bancárias realizadas ao suspeito como pagamento pelas CNHs falsificadas. A investigação aponta que o suspeito é servidor da Prefeitura Municipal de Lambari D’Oeste.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os agentes da Polícia Federal dirigiram-se ao local de trabalho do investigado, que inclui o gabinete no prédio do Executivo municipal, com o intuito de apreender o notebook utilizado pelo suspeito. Vale ressaltar que não foram encontrados indícios de envolvimento da Prefeitura Municipal com o esquema de venda de documentos falsos.

Em depoimento, o suspeito admitiu ser um intermediário e alegou possuir diversos contatos na cidade. A Polícia Federal continuará a investigação no intuito de identificar outras pessoas envolvidas na comercialização de documentos falsos e desarticular completamente essa organização criminosa.

O homem detido durante a Operação Loki será indiciado pelos crimes de falsificação de documentos, associação criminosa e corrupção ativa, de acordo com os artigos previstos no Código Penal Brasileiro. Se condenado, poderá enfrentar pena de reclusão.

A Polícia Federal ressalta a importância de combater o comércio ilegal de documentos falsos, que contribui para a prática de diversos crimes, colocando em risco a segurança pública e a ordem social. A operação Loki demonstra o compromisso das autoridades em coibir esse tipo de delito e levar os envolvidos à justiça, garantindo a integridade do sistema de identificação civil e a confiança da população nos documentos emitidos pelas autoridades competentes.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC