Polícia Federal deflagra segunda fase da operação Kátharos em Rondonópolis

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (12-07) a segunda fase da operação Kátharos, com o objetivo de combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos contendo sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência, resultando na apreensão de oito celulares, dois notebooks e um HD.

De acordo com as investigações conduzidas pela PF, mais de 900 arquivos foram identificados até o momento, todos armazenados em servidores remotos, contendo cenas de exploração sexual, possivelmente envolvendo crianças. As conexões utilizadas para acessar esses servidores foram rastreadas, permitindo a identificação dos usuários. Essa descoberta possibilitou a representação pela busca e apreensão de repositórios de informações registrados no endereço cadastrado, nos quais foram encontrados registros de armazenamento de arquivos dessa natureza.

A operação recebeu o nome de Kátharos, que em grego significa “puro”, em alusão à atuação da Polícia Federal no combate aos crimes que mancham a pureza da infância. A ação busca não apenas punir os envolvidos, mas também conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e preservar os direitos das crianças e adolescentes.

A PF ressalta a gravidade desses crimes e reforça seu compromisso em combater incansavelmente qualquer forma de exploração sexual infantil. A operação Kátharos representa mais um passo importante no enfrentamento desses delitos, visando responsabilizar os envolvidos e garantir a segurança das vítimas.

As investigações continuam em andamento, e novas fases da operação Kátharos não estão descartadas. A PF solicita à população que denuncie qualquer atividade suspeita relacionada à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do Disque 100 ou do e-mail denuncia@pf.gov.br, assegurando o anonimato dos informantes.

Veja também

Forças de Segurança prendem policial penal que fraudou documentos para assumir função

PM e Gefron apreendem cerca de 1 tonelada de cocaína e causam prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas

PM prende suspeitos por tráfico de drogas e receptação em Lucas do Rio Verde

Operação prende 6 faccionados por atentado contra advogado em MT

Quase 40 kg de pasta base de cocaína são apreendidos em fundo falso de caminhonete

Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico