Polícia Federal deflagra segunda fase da operação Kátharos em Rondonópolis

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (12-07) a segunda fase da operação Kátharos, com o objetivo de combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos contendo sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência, resultando na apreensão de oito celulares, dois notebooks e um HD.

De acordo com as investigações conduzidas pela PF, mais de 900 arquivos foram identificados até o momento, todos armazenados em servidores remotos, contendo cenas de exploração sexual, possivelmente envolvendo crianças. As conexões utilizadas para acessar esses servidores foram rastreadas, permitindo a identificação dos usuários. Essa descoberta possibilitou a representação pela busca e apreensão de repositórios de informações registrados no endereço cadastrado, nos quais foram encontrados registros de armazenamento de arquivos dessa natureza.

A operação recebeu o nome de Kátharos, que em grego significa “puro”, em alusão à atuação da Polícia Federal no combate aos crimes que mancham a pureza da infância. A ação busca não apenas punir os envolvidos, mas também conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e preservar os direitos das crianças e adolescentes.

A PF ressalta a gravidade desses crimes e reforça seu compromisso em combater incansavelmente qualquer forma de exploração sexual infantil. A operação Kátharos representa mais um passo importante no enfrentamento desses delitos, visando responsabilizar os envolvidos e garantir a segurança das vítimas.

As investigações continuam em andamento, e novas fases da operação Kátharos não estão descartadas. A PF solicita à população que denuncie qualquer atividade suspeita relacionada à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do Disque 100 ou do e-mail denuncia@pf.gov.br, assegurando o anonimato dos informantes.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC