Polícia Federal deflagra segunda fase da operação Kátharos em Rondonópolis

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (12-07) a segunda fase da operação Kátharos, com o objetivo de combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos contendo sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência, resultando na apreensão de oito celulares, dois notebooks e um HD.

De acordo com as investigações conduzidas pela PF, mais de 900 arquivos foram identificados até o momento, todos armazenados em servidores remotos, contendo cenas de exploração sexual, possivelmente envolvendo crianças. As conexões utilizadas para acessar esses servidores foram rastreadas, permitindo a identificação dos usuários. Essa descoberta possibilitou a representação pela busca e apreensão de repositórios de informações registrados no endereço cadastrado, nos quais foram encontrados registros de armazenamento de arquivos dessa natureza.

A operação recebeu o nome de Kátharos, que em grego significa “puro”, em alusão à atuação da Polícia Federal no combate aos crimes que mancham a pureza da infância. A ação busca não apenas punir os envolvidos, mas também conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e preservar os direitos das crianças e adolescentes.

A PF ressalta a gravidade desses crimes e reforça seu compromisso em combater incansavelmente qualquer forma de exploração sexual infantil. A operação Kátharos representa mais um passo importante no enfrentamento desses delitos, visando responsabilizar os envolvidos e garantir a segurança das vítimas.

As investigações continuam em andamento, e novas fases da operação Kátharos não estão descartadas. A PF solicita à população que denuncie qualquer atividade suspeita relacionada à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do Disque 100 ou do e-mail denuncia@pf.gov.br, assegurando o anonimato dos informantes.

Veja também

Polícia investiga caso de roubo e cárcere privado em fazenda de Boa Esperança do Norte (vídeo)

 Polícia Militar inicia 26ª turma no Curso de Capacitação Rotam em Cuiabá

Jovem é resgatado de cativeiro em Lucas do Rio Verde

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de armas de fogo em Guarantã do Norte e prende idoso

Polícia Civil apreende carga de drogas na BR-364 e prende dois suspeitos em flagrante

Sorriso: PM prende quatro suspeitos e apreende drogas e munições no Monte Líbano II