Cuiabá| Itaúba| Mato Grosso| Pedra Preta

Polícia Federal desencadeia Operação Harpia para combate ao abuso sexual infantil

Na manhã detas quinta-feira (23-11), a Polícia Federal iniciou a operação Harpia, uma ação coordenada em todo o Brasil com o objetivo de prender ofensores sexuais de crianças, resgatar vítimas e gerar um impacto social significativo para chamar a atenção para a gravidade desse tipo de delito. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão simultaneamente em Cuiabá, Itaúba, Pedra Preta, Distrito Federal e diversas cidades distribuídas em 23 estados.

A operação Harpia é o desdobramento de uma investigação meticulosa realizada pela Polícia Federal, que analisou notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil online. Relatórios de análise foram elaborados, possibilitando que as unidades regionais da PF dessem continuidade às investigações e realizassem as medidas cautelares necessárias.

Durante a operação, um suspeito foi preso em flagrante em Itaúba, localizado a 100 km de Sinop, com material pornográfico. Este episódio reforça a necessidade urgente de combater crimes dessa natureza e resgatar as vítimas que sofrem com o abuso.

Além dos mandados de busca e apreensão, várias prisões foram efetuadas em decorrência da ação. Os indivíduos investigados responderão pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil, bem como estupro de vulnerável.

A operação Harpia é coordenada pela Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos, especificamente pela Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil, em conjunto com a Coordenação-Geral de Combate a Fraudes Cibernéticas e a Polícia Federal. A escolha do nome Harpia remete a uma espécie de ave de rapina com olhos sempre atentos e exímia caçadora, simbolizando a vigilância e a eficácia na caça aos criminosos envolvidos em abusos sexuais infantis na internet.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá