Policiais civis são presos em operação contra corrupção e tráfico

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Corregedoria da Polícia Civil deflagram, na manhã desta terça-feira (21), a terceira fase da Operação Renegados. Os alvos seriam policiais civis. Ao todo, dez pessoas foram presas.

Os mandados são cumpridos em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Rondonópolis.

A operação se fundamenta na continuidade da investigação conjunta realizada em Procedimento de Investigação Criminal (PIC) instaurado pelo Gaeco e em inquérito instaurado pela Corregedoria-Geral da Policial Civil.

A investigação busca desarticular uma organização criminosa composta, dentre outros membros, por policiais civis e informantes do grupo.

Os elementos informativos e provas colhidos durante as investigações demonstraram que a organização criminosa era comandada por um policial da ativa, que se utilizaria de técnicas de investigação com o uso de equipamentos da Polícia Civil, além da facilidade de ser chefe de operação de uma delegacia da Capital, para facilitar e encobrir as ações do grupo.

As ações envolveriam a prática de crimes graves como concussão, corrupção, peculato, roubo e tráfico.

A primeira fase da operação ocorreu em maio de 2021 com o cumprimento de 44 ordens de mandados judiciais, sendo 22 deles de prisão.

O objetivo era desarticular uma organização criminosa composta por policiais civis e militares, além de informantes utlizados pelo grupo criminoso.

No mesmo ano foram denunciadas 25 pessoas. O grupo inclui 12 investigadores da Polícia Civil (sendo um aposentado e dois demitidos), três policiais militares (um da ativa, um demitido e outro da reserva) e mais 10 pessoas.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC