Policiais do COE-MT apreenderam nos três primeiros meses deste ano mais de uma tonelada de drogas ilícitas

O Estado de Mato Grosso vem se destacando nos últimos anos pelo grande volume de apreensões de drogas realizado pela PRF nas rodovias federais. O estado faz fronteira com um dos maiores produtores de cocaína do mundo, a Bolívia, e ainda serve como rota terrestre para o escoamento de boa parte da cocaína distribuída por organizações criminosas da Colômbia e Peru, outros dois países também grandes produtores da droga.

O Comando de Operações Especializadas em Mato Grosso (COE-MT), grupo de policiamento especializado da PRF, subordinado diretamente ao Serviço de Operações (SEOP), tem como uma das suas principais finalidades o combate às ações criminosas, entre elas o tráfico de drogas. Atuando corriqueiramente com o apoio do serviço de informações da polícia, o COE é um importante expoente do policiamento orientado por inteligência, atualmente preconizado pela PRF para melhor alocação de seus policiais na busca do alcance de seus objetivos institucionais.

Os policiais do COE-MT participam frequentemente de cursos e treinamentos, sempre com o intuito de estarem preparados para agir quando forem acionados. O setor vem apresentando importantes resultados em números de apreensões de drogas, e isso acaba por acarretar na diminuição da oferta dessas substâncias ilícitas no mercado. A diminuição da oferta é uma das metas do Plano Nacional Sobre Drogas (PLANAD), pois acredita-se que a redução dos crimes relacionados ao tráfico e uso de drogas ilícitas proporcionará melhoria substancial nas condições de segurança e bem-estar da população em um modo geral.

Somente nos três primeiros meses deste ano, os policiais do COE-MT tiveram participação direta nas ocorrências que envolveram apreensões, que quando somadas, chegam a um total de mais de uma tonelada de drogas ilícitas, entre cocaína e maconha. Armas, munições e toda a espécie de produtos ilícitos também foram apreendidos pelo grupo. Nesse mesmo período eles foram acionados para atuar de forma especializada em 14 ocasiões, produzindo a quantidade de 1465 fiscalizações com abordagem e realizando a prisão/apreensão de 23 pessoas.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC