Prédio que abrigou o Centro de Reabilitação Renascer hoje é a ala de Educação Infantil da Escola Aureliano

Comitiva formada por líderes e representantes da comunidade escolar participou da entrega oficial da unidade depois da reforma

O prédio que antes abrigava o Centro de Reabilitação Renascer, hoje é a primeira entrada para muitas crianças no incrível mundo de descobertas que é a escola. Anexado em setembro do ano passado à Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, o prédio, de 400 m², passou por reformas, por meio do Programa Revitalização, para abrigar oito salas de aula.  De acordo com o diretor  Agnaldo da Silva,  sete salas passaram a receber turmas de Pré I (4 anos) e Pré II (5 anos) já no início deste ano, ampliando para 1,1 mil o número de alunos matriculados na Escola Aureliano, que em 2019 atendia 860 estudantes do Pré II ao 6.º ano.

Líderes do Executivo, do Legislativo e também da comunidade escolar, participaram da entrega oficial do novo espaço nesta quarta (27), às 16 horas. O evento contou com a participação do prefeito de Sorriso, Ari Lafin; do vice-prefeito, Gerson Bicego; da secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; dos secretários Júnior Brandão (Esporte e Lazer); Ednilson Oliveira (Cidade); José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil; e Toninho Mazzei (Governo). Representando a Câmara de Vereadores, os edis Wanderley Paulo e Acácio Ambrosini.

Vale lembrar que, por conta da pandemia do novo coronavírus, as aulas seguem suspensas em Sorriso e os eventos alusivos aos 34 anos de emancipação político-administrativa seguem somente com público reduzido, composto somente pelas autoridades, servidores e lideranças diretamente ligadas aos empreendimentos.

“Mais uma vez, utilizando equipe própria, conseguimos remodelar espaços para ofertar ambientes agradáveis, tanto para a comunidade, quanto para os servidores”, declara a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, lembrando que com a utilização de mão-de-obra da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e pouco mais de R$ 275 mil, foi possível transformar antigo Renascer na ala de Educação Infantil da Aureliano.

Além de mexer em paredes, portas, janelas, forro, instalações sanitárias e elétricas, a Prefeitura, por meio da Semec, também investiu na aquisição de aparelhos de ar condicionado, móveis e um novo parquinho, enfim, tudo para deixar o ambiente aconchegante e convidativo para os pequenos sorrisenses que conhecem a alegria de aprender neste local.

“Este é mais um exemplo que, com foco, determinação e ouvindo a comunidade, é possível ampliar o acesso  da população aos serviços públicos e em Sorriso, uma das maiores demandas segue sendo a Educação, fruto de uma economia dinâmica, que cresce constantemente em função do agronegócio, da industrialização, e sempre recebe muitos imigrantes”, aponta o prefeito, lembrando que a Semec mapeou os pontos com maiores demandas por vagas para que a Prefeitura invista na ampliação de salas de aula nestes pontos, aproveitando assim as estruturas já existentes.

Para transferir o prédio que abrigava o Renascer da Secretaria de Saúde e Saneamento para a Secretaria de Educação e Cultura, solicitação trazida por representantes da comunidade escolar e vereadores ainda em 2018, a Administração Municipal contou com o amparo dos Conselhos de Saúde e também de Educação.  O Centro de Reabilitação Renascer atualmente está em um prédio alugado, mas a edificação de uma sede para a unidade está no planejamento da Prefeitura.

Veja também

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal