Ao todo, 27 projetos de 18 cidades foram inscritos para disputar a premiação nas seguintes categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Empreendedorismo na Escola; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Compras Governamentais; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; e Cidade Empreendedora.

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sorriso disputou a premiação em duas categorias – Sala do Empreendedor e Inovação e Sustentabilidade – e o prefeito Ari Lafin foi o vencedor na categoria Sala do Empreendedor, com o ‘Programa Desenvolve Sorriso’. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, o coordenador da Sala do Empreendedor, Leonardo Kozak e o secretário executivo do Cidesa, Cláudio Drusina acompanharam o prefeito na premiação.

“Queremos compartilhar com todos os sorrisenses essa conquista, principalmente com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pois é o reconhecimento de um trabalho de qualidade que chega até a vida dos nossos cidadãos. Acreditar no empreendedorismo faz com que a cidade possa evoluir e, assim, dar oportunidade a todos, com geração de emprego e renda. Parabéns Sorriso, esse prêmio é nosso”, disse Ari durante a premiação.

O evento teve a participação dos prefeitos e secretários dos 34 municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora no Estado de Mato Grosso, e contou com palestras de personalidades como o medalhista olímpico, Lars Grael; o jornalista, especialista em economia ambiental, Dal Marcondes; o estudioso de Inovação e Economia Digital Professor Gil Giraldelli; a empreendedora, consultora de empresas Soraia Schutel; doutora em cidades Inteligentes Stelia Hiroki.

“Um evento de alto nível em que buscamos conhecimento e, acima de tudo, fazer com que tudo aquilo que estamos aprendendo junto ao Sebrae possa ser aplicado em nossos municípios, melhorando a qualidade de vida dos munícipes. Nós gestores precisamos dessas ferramentas tão importantes”, frisa Ari.

Foco no meio ambiente 

Cumprindo agenda na capital do Estado, o prefeito Ari Lafin, que é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Cidesa), esteve reunido ontem (18) com o governador Mauro Mendes e representantes do Governo do Estado, para tratar diversos assuntos como infraestrutura, desenvolvimento econômico e, principalmente, meio ambiente.

De acordo com Ari, a pedido do governador, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) conduzirá alguns assuntos importantes de desembargos ambientais por meio de uma Comissão formada por técnicos e o Cidesa ganhou uma cadeira no grupo de trabalho para discutir regularização ambiental.

“Foi autorizado pelo governador a presença efetiva do Consórcio nas discussões ambientais da região, que envolvem diversas questões de interesses em prol do setor agrícola, industrial e comercial”, explicou Ari. “Aproveitamos a agenda também para tratar sobre a BR-163, pois o Cidesa tem interesse nesta concessão, porém entendemos que o Governo do Estado está em tratativas com o Ministério da Infraestrutura, via Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para que o mais rápido possível tenhamos uma resposta sobre a duplicação da rodovia. A luta pela BR-163 é constante”, complementou.