Saúde

Prefeitura confirma que Sinop tem 3 casos de Coronavírus – 2 secretários e enfermeira

Por: Só Notícias Publicado em 02/04/2020

A prefeita Rosana Martinelli (PL) acaba de confirmar, em pronunciamento, que novos resultados de exames, hoje, comprovam que três pessoas em Sinop estão com Covid-19. O secretário adjunto de Saúde, Wirciley Fonseca, 45 anos, está na UTI de um hospital. “O quadro dele é grave e está estabilizado”, informou. O titular da pasta, o secretário Kristian de Barros, também testou positivo e está em em isolamento domiciliar. O terceiro caso confirmado é de uma enfermeira e ocupava cargo de direção. Ela está em isolamento domiciliar.

Rosana classificou que os três são “guerreiros” que estavam na linha de frente das ações preventivas de combate a doença. A prefeita também informou que “muitas outras pessoas” que tiveram contatos com eles “estão afastadas (de suas atividades profissionais), em isolamento, por prevenção”.

Rosana acrescentou que Sinop tem 22 suspeitos aguardando resultados, dentre eles a idosa que está na UTI, “estabilizada” e que os primeiros resultados positivos chegaram esta manhã. “Trabalhamos com dados oficiais e não com hipóteses” e a divulgação das confirmações representam “transparência e respeito a população, e à imprensa que tem passado as informações de forma brilhante.”

“Peço muita calma, serenidade, o equilíbrio. Não é porque temos 3 casos que devemos nos desestruturar e alardear”. “É preciso reforçar as medidas preventivas”. “Estou preocupada mas focada em ações muito bem pensadas”, acrescentou. Rosana demonstrou irritação e criticou duramente “pessoas que estão espalhando fake news” com dados mentirosos do número de pessoas com a doença. “São irresponsáveis”, atacou.

A prefeita pediu reforço na prevenção e que todos orem. “É momento de união, de oração, de responsabilidade para que o trabalho continue de forma ordenada”.  “Não percamos a fé, a esperança e pedimos bênçãos divinas para todos nós e as famílias sinopenses”.

Ela concluiu expondo que, até o momento, Sinop assim como muitas cidades, não recebeu “kits de teste rápido e a melhor orientação é que se afastassem. Esperamos que na próxima semana recebamos os kits para agilizar os diagnósticos”.

Com a confirmação, Sinop é a segunda cidade do Nortão com diagnósticos positivos. A primeira foi em Nova Monte Verde, há duas semanas. Com estes três casos, sobe para 31 o número oficial em Mato Grosso – no boletim de ontem à tarde a secretaria estadual de Saúde apontou 28 – 19 deles em Cuiabá, 5 em Rondonópolis, 2 em Várzea Grande, um em Tangará da Serra e outro em Monte Verde.

Logo mais a partir das 17:30h será divulgado, pelo governo do Estado através da secretaria de Saúde, outro boletim com os dados atualizados de todo Mato Grosso. No de ontem havia confirmação que 9 pessoas se curaram em Mato Grosso.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?