Prefeitura de Sorriso deve utilizar drones para combater mosquito transmissor de doenças

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso apontam para uma situação preocupante em relação à infecção do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. Diante desse cenário, o promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas sugeriu que o Município use drones equipados com câmeras para identificar quintais sujos e que possam servir como criadouros do mosquito.

O prefeito, Ari Lafin, pediu o apoio da sociedade organizada e de todos os moradores para que mantenham seus quintais limpos e ajudem na manutenção da cidade. “O município faz a sua parte, através do calendário de limpeza urbana. Estamos intensificando as ações, por meio dos agentes de saúde, mas precisamos do apoio de todos, caso contrário, temos o risco de perder vidas para essa doença tão perigosa”, afirmou.

Os dados da Vigilância em Saúde Ambiental mostram que o Loteamento do Valo chegou a 14,71% e o Projeto Casulo 13,04% no primeiro ciclo de 2023. Já no segundo ciclo, o bairro Verdes Campos aparece com um índice de 15,33%. O índice geral do Município ficou em 3,72% no primeiro ciclo e 3,1% no segundo. O índice aceitável pelo Ministério de Saúde é de até 1%.

A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete, destacou que de janeiro até o momento foram confirmados 62 casos de dengue e que, para manter esse número baixo, é essencial o auxílio da população. Atualmente, a equipe conta com 13 agentes de endemias à campo, divididos por áreas de trabalho. “Estamos encontrando muitas, mas muitas larvas em vasos de flores e, como estamos com pouca gente, precisamos concentrar nossos esforços em bairros com índices mais altos e pontos estratégicos como ferros velhos, borracharias e outros que possam concentrar criadouros”, ressaltou Claudete.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo