Prefeitura de Sorriso firma parceria com Cooperativa Cresol para impulsionar a Agricultura Familiar

Nesta semana, o Prefeito Ari Lafin, juntamente com representantes da Prefeitura Municipal de Sorriso, se reuniu em seu gabinete com importantes líderes, incluindo o presidente da Cooperativa Cresol, Ivan Duarte, e o responsável pela carteira de microcrédito da agência Sorriso, Gustavo Bonini. O encontro também contou com a presença de representantes das associações dos pequenos produtores, o secretário Marlon Zanella da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar – (SEMASA), o secretário Adjunto da Enivaldo Golmini, além de demais servidores da secretaria e um representante da Empaer.

O principal motivo da reunião foi a assinatura do contrato que viabiliza a liberação de microcréditos para a Agricultura Familiar de Sorriso. Esses recursos, que variam entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por produtor rural, têm como base a Lei Nº 3.109, que institui o Programa de Microfinanças da Agricultura Familiar de Sorriso – Microcrédito Rural Familiar. Os valores são subsidiados e avalizados pelo município.

O secretário Marlon Zanella destacou a importância da parceria com a Cresol, ressaltando que essa colaboração trará apoio crucial aos pequenos produtores. “A prefeitura, por meio da Semasa, presta assistência a esses produtores incentivando-os a produzir e abastecer o mercado local”, afirmou Zanella. Ele também enfatizou a colaboração da Empaer no desenvolvimento de projetos e na orientação dos produtores para uma utilização mais rentável dos recursos.

Ivan Duarte, presidente da Cresol, expressou sua satisfação com a parceria, destacando que a cooperativa já está presente em Sorriso, atendendo principalmente aos produtores locais. Ele enfatizou que esse é um momento marcante para ambos, cooperativa e município. “Ficamos felizes em proporcionar geração de renda para esses agricultores, melhorar a qualidade de vida para essas famílias e gerar o desenvolvimento para o município”, declarou Duarte.

O prefeito Ari Lafin reforçou o compromisso da Administração Pública com os produtores de pequeno porte, que desempenham um papel crucial na manutenção das famílias e na realização de sonhos. Lafin ressaltou a importância de potencializar a produção de alimentos, especialmente com o apoio da Cresol. Ele enfatizou a necessidade de aumentar e diversificar a produção para atender à demanda local, incluindo a merenda escolar.

“A secretaria de Educação não consegue atingir verba anual, por falta de oferta de produtos”, destacou o prefeito, instando os técnicos a incentivarem o aumento da produção. “Se tem procura, precisa ter oferta”, pontuou Ari Lafin. A parceria entre a Prefeitura de Sorriso e a Cresol representa um passo significativo para impulsionar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no município.

galeria de imagens

Veja também

SEMA alerta que CAR será suspenso caso não haja resposta dos produtores

RS: enchentes comprometem fertilidade do solo e deixarão algumas lavouras irrecuperáveis

Sorriso: Clube Amigos da Terra prepara lançamento de Selo de Origem incentivando produção local

Prazo para produtores de MT informarem ao Indea estoque de rebanho termina no dia 4 de junho

Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso, celebra marco histórico com o fim de embargo ambiental

Desembargo ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro será assinado em ato solene segunda-feira (06)