Prefeitura de Sorriso inaugura Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil

A Prefeitura de Sorriso inaugurou hoje (31), através da Secretaria de Saúde e Saneamento, o Integrar, que é o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil,  que fica localizado na Rua Cuiabá, n.351, no Bairro Bom Jesus. A inauguração contou com a presença o Prefeito Ari Lafin, Vice-prefeito  Gerson Bicego, o Juiz de Direito e Diretor do Fórum da Comarca de Sorriso  Érico Duarte, secretários, vereadores e representantes das  entidades ligadas a saúde mental.

 O Integrar vai atender crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental. Trata-se de um modelo terapêutico diferenciado, no qual o usuário não é retirado de seu contexto social e relacional, funcionando como um serviço ambulatorial, com a presença de equipe multiprofissional, composta de médico psiquiatra, enfermeiro, psicóloga e assistente social.

“Esse é um projeto piloto no norte de Mato Grosso, e vem a somar com a saúde em Sorriso, é um grande avanço, pois estará trabalhando em conjunto com o CAPS, e com o público infantojuvenil”, contou o médico psiquiatra Fábio Junior da Silva.

A psicóloga Danielly Oneda, explica o objetivo do ambulatório. “A proposta do Integrar é assegurar e promover o acolhimento, o tratamento e a inclusão social de crianças e adolescentes, que vão refletir durante toda a vida adulta”, disse.

Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, a implantação deste projeto vem ao encontro da demanda do público infantojuvenil.

“Nosso CAPS é uma referência, temos também o Ambulatório de Psicologia no nosso AME, e agora com o Integrar teremos o atendimento as crianças e adolescentes, com isso ampliamos os serviços a população no que se refere a saúde mental. Lembrando que a porte de entrada como para toda rede de saúde é através do atendimento nas Unidade de Saúde da Família”, explicou ele.

No discurso de inauguração o prefeito Ari Lafin, agradeceu o judiciário pelo apoio e falou da importância  do ambulatório.

“Assim que recebemos a demanda deste projeto, onde o secretário Luis Fábio junto com uma equipe técnica nos apresentou a importância  e a relevância do ambulatório para saúde mental das crianças, nós prontamente  demos o aval para que pudesse ser realidade em nosso município. Quero agradecer a todos da Rede de Apoio Psicossocial e ao judiciários que tem nos apoiados em ações como que beneficia a população”, disse o prefeito.

Veja também

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

Vigilância contra sarampo é intensificada em SP, MS e PR para evitar reintrodução do vírus

Hospital Central do Estado poderá ser visitado pela população até o dia 6 de janeiro

Hospital Central do Estado é inaugurado com estrutura de excelência e sob a gestão do Einstein