Prefeitura de Sorriso instala Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, anunciou nesta manhã (16), a criação de um Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus no município. A reunião para a implantação do Comitê será realizada nesta tarde, às 15 horas no gabinete do prefeito. Lafin destacou que serão convidados representantes da sociedade civil organizada, de instituições como a Câmara dos Vereadores, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, OAB, da Defesa Civil, dos três hospitais, Bombeiros, representantes de todas as igrejas, além de colaboradores do Executivo. “Nossa intenção é ter representantes de toda a sociedade para pensarmos a prevenção juntos”, explica o prefeito.

Ari pontuou ainda que a prevenção deve ser diária. “Esse é um momento em que precisamos cuidar uns dos outros. Seguir recomendações como evitar aglomerações, evitar viagens, inclusive”. O prefeito destacou que hoje (16) mesmo cancelou uma viagem para São Paulo. “Avaliamos a situação juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Saúde e Saneamento e optamos por cancelar a agenda fora do município”, explicou. “Peço a todos que nos acompanham que cuidem de si e do outro também e priorizem o cuidado com a higiene”, disse. O prefeito acrescentou que a manutenção de atividades como as aulas e demais eventos com aglomerações será debatida pelo Comitê. 

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, salientou que o município está preparado e se precavendo em relação à epidemia. “Não temos motivos para pânico. A situação em Sorriso está calma, mas precisamos redobrar a atenção. Tivemos uma experiência quando acompanhamos o primeiro caso suspeito no município que deu negativo. Com o agravamento dos casos no país todo, optamos pela criação do Comitê para trabalharmos junto com a presença de várias instituições organizadas”, disse. O secretário pontuou ainda que após a implantação do Comité as reuniões de monitoramento serão realizadas diariamente.

Luís Fábio acrescentou que esse não é um momento nem para desespero e muito menos para relaxar no cuidado com a limpeza e higiene. “O Covid-19 é mais uma doença que temos que aprender a lidar, assim como a dengue e a H1N1 e o melhor remédio para todas elas é a higiene”, recomendou.

Veja alguns cuidados em relação ao Covid-19:

  • Lavar as mãos a cada duas horas ou sempre que necessário (exemplo: após espirrar);
  • Sempre cobrir a boca e o nariz ao espirrar e de preferência com lenço descartável;
  • Utilizar lenços descartáveis para higiene de secreções;
  • Evitar manusear tocar a mucosa da boca, nariz e olhos;
  • Evitar uso compartilhado de objetos de uso pessoal (exemplo: copos, garrafas…)
  • Evitar lugares fechados e com multidões.
  • Manter os ambientes ventilados.
  • Evitar o contato próximo com pessoas que apresentam sinais ou sintomas da doença (exemplo: febre e sintomas respiratórios);
  • Evitar contato com animais silvestres e de fazenda que estão doentes.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde