Com o decreto, o Estado antecipa em 15 dias o período proibitivo do uso do fogo, em comparação com o que prevê a Lei Complementar nº 233 de 21 de dezembro de 2005, que aponta que a proibição inicia em 15 de julho. A norma também dispõe que, dependendo das condições climáticas, o órgão ambiental poderá antecipar e prorrogar o período de restrição ao uso do fogo.

Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos

Além de dialogar com as forças de segurança que atuam no combate às chamas, a Prefeitura também promove a troca de informações e de experiências entre produtores rurais e loteadores, o que fomenta o trabalho de sensibilização para evitar ocorrências.

Os integrantes do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso, órgão que fica sob a tutela da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), já vem debatendo, desde maio,  formas de reduzir ocorrências e agir com agilidade no combate ao fogo.

“Precisamos nos antecipar aos problemas, avançar em nossa organização em rede e buscar, juntos, se não evitar em sua totalidade, o que é o desejo de todos, pelo menos, prevenir o máximo possível e agir com agilidade para mitigar incêndios, reduzindo danos patrimoniais e, principalmente, resguardando vidas, a saúde e o nosso meio-ambiente”, destacou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, em reunião realizada ainda no início de junho.

Mutirões de limpeza

A exemplo do que também foi feito em 2021, já teve início em maio o cronograma de mutirões de limpeza de áreas urbanas que podem vir a servir de combustível para o fogo. O trabalho é feito em áreas públicas por equipes da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), da Semosp e também por reeducandos, por meio do Projeto “Mão Amiga”.

Reforço no combate

Se em 2021, a Prefeitura contava com um caminhão-pipa para ajudar o Corpo de Bombeiros a combater incêndios, o processo de renovação do parque de máquinas resultou na aquisição de mais três veículos para armazenar água e ajudar neste trabalho.