Prefeitura e APAE renovam convênio para manutenção da unidade

Foi assinado na manhã de hoje (6), no gabinete do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o termo de colaboração entre a Prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para a destinação de recursos para a manutenção da unidade.

Ao todo, a Administração Municipal vai repassar R$ 1,8 milhão em parcelas quadrimestrais: uma em janeiro, outra em maio e a terceira em setembro. De acordo com a presidente da instituição, Maria Inês Lazaris Ferlin, com os recursos, a instituição vai manter o atendimento de 170 portadores de necessidades especiais (PNEs) de dois meses a 60 anos. “Além dos recursos recebidos pela Prefeitura, a APAE também se mantém graças à promoção de eventos e a contribuição da comunidade”, complementa.

Atualmente, a APAE conta com 18 professores (incluindo os de Educação Física e Judô), oito auxiliares de sala de aula, quatro fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, um psicólogo, duas assistentes sociais, três motoristas, uma diretora, uma coordenadora, uma secretária, quatro profissionais de serviços gerais e um administrativo.

A coordenadora pedagógica da unidade, Rosana Cristino, explica que o atendimento em sala de aula é disponibilizado a partir dos seis meses de vida, mas já aos dois meses, os bebês são atendidos com fonoaudiologia e fisioterapia. Por conta da pandemia, algumas atividades foram realizadas virtualmente, mas foram mantidos os atendimentos de fonoaudiologia e fisioterapia.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destaca a importância da unidade para o município. “É um trabalho de excelência, feito com muito amor e dedicação, que já integra a história da educação e da inclusão em Sorriso”.

A secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Korbes Drechsler, acrescenta ainda que a unidade também recebe merenda escolar destinada pelo Município, que conta com produtos frescos e oriundos da agricultura familiar. “Nossa APAE é certamente referência para outras unidades, por isso, nos empenhamos em contribuir de todas as maneiras possíveis neste trabalho tão louvável em prol da educação especial”.

A APAE está localizada na Rua Mato Grosso, no Bairro Bom Jesus, próxima ao CTG Recordando os Pagos. O telefone da unidade é o 3544 3188.

Veja também

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos

Ex-presidente Jair Bolsonaro inicia roteiro de visitas em Mato Grosso com foco nas eleições de 2024

Vereador Leandro Damiani deixa o PSDB e se filia ao MDB para ser pré-candidato a Prefeito de Sorriso