Prefeitura e forças de segurança organizam equipe para garantir fim de ano com som nos limites

Festejar, reunir a família, juntar os amigos, viver a alegria do Natal, celebrar com entusiasmo a conclusão de um ciclo e dar início a uma nova etapa, recheada de oportunidades. O período de virada do ano é repleto de festas, mas é preciso lembrar que o direito de um termina, quando começa o direito do outro.

O som da festa não pode prejudicar o direito do vizinho ao descanso. Fogos de artifício, só se for daqueles sem estampido, em que o destaque seja o brilho das luzes no céu. Sim, estamos falando de perturbação do sossego. Para garantir um fim de ano tranquilo, a Administração Municipal estabeleceu parceria com a Polícia Militar, assim como a Polícia Judiciária Civil (PJC) e já organizou uma força tarefa, que, neste período de festas, estará de plantão das 21h às 3h da manhã até o 1.º de janeiro de 2023.

Participarão da equipe que estará a postos para garantir que a alegria de uns não seja o sofrimento de outros, representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), da Guarda Municipal de Trânsito (GM) e da Polícia Militar (PM). Havendo necessidade, os infratores serão encaminhados à Polícia Judiciária Civil, pois o som alto, que interfere no descanso dos vizinhos, também configura poluição ambiental.

A organização da força-tarefa ocorreu durante uma reunião na tarde desta segunda-feira (19 de dezembro). Participaram da discussão do tema, junto ao prefeito Ari Lafin, e ao vice, Gerson Bicego, o delegado-titular da PJC de Sorriso, Eugênio Rudy e o comandante da PM no Município, tenente-coronel Jorge Almeida. Os secretários municipais Hilton Polesello (Governo) e José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), assim como o coordenador no NIF, Reinaldo Nunes, o fiscal Flávio Leal de Oliveira e o GM Jessé Ferreira Barros também integraram o grupo de trabalho.

Em 2021, a GM registrou 4.932 ocorrências de perturbação do sossego. Neste ano, de janeiro até novembro, o número chegou a 2.648 registros. “Os números apontam uma redução quase que pela metade e esperamos que continue decrescendo, no entanto, a intenção é sempre zerar estes índices, pois, para muitas pessoas, como autistas, crianças pequenas, idosos, acamados, e também para os animais, o som alto é extremamente agressivo e pode trazer um grande sofrimento”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

As denúncias podem ser feitas via Guarda Municipal. Anote os telefones: 3545 8379 e 99668 2034. Nestes mesmos contatos também podem ser informados acidentes e outras ocorrências ligadas ao trânsito.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros