Para o prefeito Ari Lafin poder proporcionar um espaço próprio para atender a demanda infantil é fundamental. “Hoje nós contamos com o Ambulatório de Saúde Mental Infanto Juvenil (Integrar) que atende no Bom Jesus em um prédio alugado. Nosso compromisso é avançar cada vez com a saúde da população e proporcionar condições também na área infantil, por isso estamos firmando essa parceria para a implantação do CAPSi”, diz Ari.

A promotora de Justiça, Maísa Fídelis Gonçalves Pyrâmides, destaca a necessidade cada vez mais visível de tratar a saúde mental das crianças e adolescentes. “Muitos estão em situação de risco ou fazem uso de entorpecentes e precisam desse apoio psicossocial”, frisa. Maísa destaca que conhece de perto o trabalho realizado pela Prefeitura de Sorriso, inclusive na Casa Abrigo da Criança e Adolescente “e quem conhece de perto sabe das necessidades”, reitera.

Para a promotora a assinatura desse TAC também é um momento de satisfação por ver o trabalho dando resultados. “Apesar da lei ser antiga (Lei 10.216/2001), Sorriso é um dos primeiros municípios a implantar o CAPSi. Isso é motivo de satisfação e orgulho para nós; esse TAC vai para Brasília agora”, detalha.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, salienta que hoje o Integrar atende crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental. Trata-se de um modelo terapêutico diferenciado, no qual o usuário não é retirado de seu contexto social e relacional, funcionando como um serviço ambulatorial, com a presença de equipe multiprofissional, composta de médico psiquiatra, enfermeiro, psicóloga e assistente social.

“A proposta é assegurar e promover o acolhimento, o tratamento e a inclusão social de crianças e adolescentes, que vão refletir durante toda a vida adulta”, explica. E esse mesmo trabalho continuará sendo prestado no espaço próprio do CAPSi que deverá ser construído no Jardim Europa ao lado do novo prédio – em processo de finalização e que será o novo endereço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Vida. “O bom é que os dois espaços estarão próximos”, lembra.

Para a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, destaca que esse é um grande passo no que se refere à ampliação de serviços da saúde mental. Vale lembrar que o Integrar foi um projeto piloto do Município que está servindo de exemplo para outros locais do Estado, que inclusive já visitaram o espaço para entender o funcionamento do local. A partir de agora, a Prefeitura tem 60 dias para apresentar o cronograma e orçamento da obra.

Participaram da assinatura do TAC os vereadores Jane Dellalibera, Rodrigo Machado e Celso Kosak.