Prêmio da Agência Nacional de Águas abre inscrições para edição de 2020

Em seus 14 anos de existência, o Prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA) já premiou 40 projetos de todas as regiões do país. E em 2020, a iniciativa retorna com novidades em uma edição história, que celebra as duas décadas de atuação na regulação das águas em prol do desenvolvimento do Brasil. Com inscrições abertas até o dia 31 de julho, os participantes podem enviar projetos para concorrer diversas categorias, como ações de ensino, imprensa, organizações civis, pesquisa e inovação tecnológica.

Uma das novidades desta edição está na forma de premiar os vencedores, uma vez que, todos os três finalistas de cada categoria poderão utilizar em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Finalista” ou o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”. Em oito categorias, cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa.

Além disso, os trabalhos também podem ser apresentados por terceiros, desde que acompanhado de uma declaração assinada pelo indicado, concordando com todas as observações do regulamento

Em 2014, Mato Grosso figurou a lista de finalistas na categoria “Ensino”, com o Projeto Olhos D’água da Amazônia, de autoria da Prefeitura Municipal de Alta Floresta. Com o objetivo de aumentar a atratividade econômica do município, enfrentar o problema da degradação ambiental rural e assegurar a manutenção das nascentes localizadas em pequenas propriedades, o projeto instalou 20 Unidades Demonstrativas de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), abrangendo 88 hectares de áreas para 20 famílias e 84 hectares de manejo de pastagem para 54 famílias.

Ao lado de outras ações feitas em estados como: Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Amapá, o estado foi reconhecido como um dos exemplos de boas práticas diante da necessidade de conservar um de seus biomas, a Amazônia.

Com a comissão julgadora formada por oito membros externos à ANA, todos os trabalhos inscritos serão avaliados por critérios de avaliação que levam em conta os seguintes aspectos: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e adesão social. É válido ressaltar que para a categoria de comunicação, o critério de sustentabilidade não será considerado.

Segundo o calendário previsto no regulamento oficial, as inscrições seguem até dia 31 de julho, a lista dos finalistas deve ser divulgada em 10 de novembro e o anúncio dos vencedores serão anunciados no início de dezembro, ainda sem data e local definidos.

Todas as inscrições devem ser feitas pelo hotsite do Prêmio ANA, e não serão aceitos nenhum tipo de material por meio físico. Para ler o regulamento completo e realizar sua inscrição, basta clicar aqui.

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