Presa quadrilha especializada em roubo de cargas em Mato Grosso

Quatro integrantes de uma quadrilha que vinha atuando no roubo a cargas na região de Rondonópolis foram presos ontem pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município, com apoio da Delegacia de Guiratinga. A ação que culminou com as prisões em flagrante resultou na apreensão de uma arma de fogo e, segundo a Polícia Civil, que mais um roubo fosse praticado pela quadrilha.

As investigações da Derf de Rondonópolis identificaram a associação criminosa que agia armada e atuava em roubos de cargas na cidade. O grupo é liderado por uma mulher, de 44 anos, responsável por organizar as ações criminosas e aliciar os comparsas para a execução dos roubos. Outro comparsa era a pessoa incumbida de fazer a preparação e logística da quadrilha e também por cuidar dos cativeiros para onde eram levados os motoristas rendidos pelo bando criminoso.

Na ação da Derf, nesta terça-feira, foram presos quatro integrantes da quadrilha, entre eles o responsável pela logística, o criminoso que rendia os motoristas, a pessoa responsável por conduzir os caminhões roubados e a outra que cuidava da carga e descarga dos produtos até a venda, na vigilância e logística de alimentação do grupo. A investigação apurou que a associação criminosa agia entrando em contato com uma vítima, previamente escolhida, e simulava a necessidade de pesar a carga ou trocar a nota do produto. Daí era marcado um local de encontro, onde o motorista ao chegar, era rendido e levado a um cativeiro.

Com auxílio de um bloqueador de sinal de GPS, o caminhão era levado caminhão com a carga até um barracão, onde era descarregado. Depois a vítima era liberada em algum local da cidade. Os investigadores da Derf identificaram que um dos integrantes da quadrilha utilizava a própria casa como cativeiro das vítimas, no bairro Monte Líbano.

Um dos roubos recentes praticados pela quadrilha ocorreu na semana passada, em Pedra Preta. A carga foi recuperada pela PM e um suspeito preso em flagrante. Outro roubo teve como vítima uma empresa processadora de grãos, quando o bando agiu do mesmo modo, entrando em contato e se passando por responsável pela carga e atraindo o motorista a um local, onde foi rendido. A carga desse roubo foi descarregada em Dom Aquino.

Nesta terça-feira, a equipe policial recebeu a informação de que a quadrilha entraria em ação novamente, em Rondonópolis, para fazer a pesagem de uma carga. Em monitoramento na casa identificada como de um dos integrantes do bando, os investigadores avistaram dois suspeitos saindo em um VW Fox prata. Uma equipe seguiu o veículo e outra fez a abordagem na residência, quando os suspeitos que estavam no local tentaram fuga, mas foram detidos.

Os outros que estavam no Fox foram abordados próximo da UPA de Rondonópolis e um deles tentou sacar uma arma de fogo da cintura, mas não conseguiu e foi imobilizado.Os dois confessaram que estavam no local para render um motorista e roubar uma carga de adubo.

Na residência monitorada foram detidos dois suspeitos. Um deles relatou que estava aguardando um aparelho bloqueador de sinal de GPS e que estava na casa aguardando o restante da quadrilha trazer a vítima para mantê-la em cárcere. O motorista que seria o alvo de mais um roubo da quadrilha foi localizado e contou aos policiais civis que os suspeitos fizeram contato com ele para pesar a carga em Rondonópolis. Ele disse que desconfiou da situação e procurou a delegacia de Guiratinga para relatar o ocorrido.

Os quatro suspeitos foram autuados em flagrante por associação criminosa, roubo tentado e porte ilegal de arma de fogo. As investigações da Derf de Rondonópolis seguem para localizar os outros integrantes da quadrilha.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC