Presidente da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar ministra curso para vigias em Sorriso

Na manhã desta sexta-feira (14 de abril), o tenente-coronel Ilton Botelho, presidente da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar, ministrou um curso de capacitação para os vigias que estão passando a compor o quadro funcional das 38 unidades escolares da rede municipal em Sorriso. O objetivo do curso é estabelecer protocolos e orientar as condutas dos vigias em relação à segurança escolar.

A abertura do treinamento contou com a presença de representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, que destacaram a importância da colaboração de todos os setores da sociedade para a promoção da segurança nas escolas. O prefeito Ari Lafin destacou a importância do trabalho integrado entre os poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, da sociedade civil organizada e da imprensa.

O curso de capacitação para os vigias é apenas a primeira etapa do processo de criação do Plano Municipal de Segurança Escolar, que será contínuo, segundo Botelho. Durante a formação, os vigias aprenderam sobre como agir dentro de um plano de segurança escolar e como manusear equipamentos detectores de metal, que serão adquiridos para integrar a rotina de acesso às unidades escolares.

Além disso, o tema “escola mais segura, pais mais tranquilos e aluno em sala de aula” também fez parte de duas reuniões realizadas na quinta-feira (13 de abril). Uma reunião na Prefeitura alinhou questões relacionadas ao monitoramento escolar, enquanto outra na sede do Ministério Público (MP) criou uma rede de proteção à escola nos moldes das redes já existentes para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra mulheres.

A Comissão pretende criar um canal de comunicação para auxiliar gestores escolares na tomada de medidas efetivas e eficazes para o acompanhamento de denúncias, assim como a pronta disponibilização das forças de segurança, caso necessário. A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, destacou que o ambiente escolar deve ser de paz, união e tranquilidade para que possa fluir o processo de ensino-aprendizagem.

 

galeria de imagens

Veja também

Candidatos realizarão prova do Vestibular da Unemat neste domingo (30)

Seduc define atribuição e fixa data para contratação de profissionais da Educação Especial em 2026

IFMT Campus Sorriso anuncia JENPEX 2025 com programação entre 27 e 29 de novembro

Seduc publica edital para seleção de monitores que participarão da 4ª edição de Programa de Intercâmbio

Resultado preliminar da prova prática do concurso da Seduc é divulgado pela FGV; prazo para recursos termina dia 25

Seduc lança concurso artístico para selecionar capas dos materiais didáticos de 2026 da rede estadual