Presidente do TJ-MT conhece rede unificada de proteção criada em Sorriso

Durante reunião extraordinária realizada nesta manhã (28) no Fórum da Comarca de Sorriso, foi apresentada à presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ/MT), desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, a Rede Unificada de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Sorriso.

Oficializada há pouco mais de dois meses, a rede unificada de Sorriso é pioneira no Estado. Resultado de um trabalho conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é voltada à potencialização e dinamização dos serviços de proteção à criança, ao adolescente, mulher e idoso vítimas de violações de direitos.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro, apresentou a rede unificada aos presentes, expondo sobre sua história, finalidade e objetivos. Os avanços e perspectivas da rede também foram abordados durante o evento.

Segundo Jucélia, antes da criação da rede, Sorriso já oferecia atendimento especializado de proteção aos públicos vulneráveis, porém, não existia um atendimento unificado e a rede veio com um papel fundamental no atendimento às vítimas de violência, em suas diversas formas, oferecendo estruturas de atendimento que contribuem para o encaminhamento adequado, proporcionado atendimento individualizado e humanizado, além de promover maior agilidade na resolução dos casos. “Muitos avanços já tivemos como, por exemplo, a criação do Núcleo de Atendimento à Mulher, e hoje contamos com equipes especializadas para cada público vulnerável. Porém, muito temos ainda a alcançar e precisamos que mais frentes venham somar junto à rede para que possamos avançar na proteção de nossas crianças, adolescentes, mulheres e idosos”, disse a gestora da pasta.

Conforme o coordenador da rede, o juiz de direito e diretor do Foro da Comarca de Sorriso, Anderson Candioto, a rede unificada realiza triagem, com escutas especializadas, e encaminha as vítimas aos órgãos competentes para acolhimento, atendimento e acompanhamento. “É a primeira rede unificada de proteção de Mato Grosso que envolve poderes e entidades e busca oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado aos públicos vulneráveis, chegando ao núcleo familiar e buscando evitar a revitimização. Temos orgulho em fazer parte deste projeto e hoje estamos demonstrando com detalhes como é feito o trabalho e sua importância para a sociedade”, destacou o juiz.

“Sorriso é a primeira Comarca do Estado a criar uma rede unificada e tem dado bons frutos. Nossa intenção é conhecer mais intimamente esse trabalho e espalhar a iniciativa às demais comarcas. Estamos tratando de vetores extremamente importantes para a sociedade e essa unificação, além de otimizar, irá também expandir as ações em toda a sociedade”, disse a desembargadora, Maria Helena.

“A unificação das ações entre os poderes, forças de segurança e sociedade organizada é fundamental, pois essa junção de esforços faz com que vítimas de violação de direitos possam ter um atendimento mais humanizado e uma resposta mais rápida tanto na proteção quanto na punição dos agressores. Estamos avançando de forma significativa e quem ganha com isso é a sociedade”, frisou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

O evento contou ainda com a presença de autoridades como o juiz de direito auxiliar da presidência do TJ-MT, Paulo Marcio; juiz de direito e diretor do Foro da Comarca de Sorriso, Érico de Almeida Duarte; Victor Lima Pinto Coelho, juiz de direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso; o presidente da Câmara de Vereadores, Iago Mella; o Promotor de Justiça de Sorriso, Marcio Florestan; Ubirajara Vicente Luca, Defensor Público coordenador das Defensorias Públicas de Sorriso; Fernando Mascarello, presidente da 17ª Subseção da OAB de Sorriso; e demais autoridades judiciárias, civis, militares e eclesiásticas, além de representantes de órgãos e entidades que compõem a Rede Unificada de Proteção.

No ato, a desembargadora recebeu das mãos do presidente do Legislativo, Iago Mella, o título de Cidadã Sorrisense, em reconhecimento a sua gestão no TJ/MT, com foco nas políticas públicas judiciais de estruturação e fortalecimento das Redes de Proteção. Os representantes legais dos conselhos municipais CMDCA, CMDM e CMDI também realizaram entrega à convidada de uma lembrança em nome de toda a Rede Unificada. A desembargadora recebeu ainda uma lembrança em nome de todos os servidores públicos da Comarca de Sorriso. As lembranças foram confeccionadas pela marcenaria do Centro de Ressocialização Social (CRS) de Sorriso. (Da assessoria)

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo