PRF apreende 63,5 m³ de madeira ilegal em MT

No dia 20/11/2020, por volta das 19h00, no Km 211 da BR 364, no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Rondonópolis, a equipe PRF em fiscalização preventiva abordou o Veículo Volvo/FH 540, transportando madeira nativa, conduzido por um senhor de 37 anos, habilitado na categoria AE.

Ao analisar a Guia florestal GF3, constatou-se que tratava-se de documento destinado a outro conjunto de veículos de transporte, conjunto totalmente diverso do que realizava o transporte, o que remete a situação irregular por total falta de documento ambiental para a madeira transportada.

Seguindo a fiscalização, após vistoria da carga, foi realizada a pesagem na balança rodoviária da PRF em Rondonópolis, momento que foi constatado 23.000 kg (vinte e três mil quilogramas) de excesso de peso.

Assim, por ter o autor praticado, em tese, a conduta prevista no Art. 46, parágrafo único, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), por não portar Documento Ambiental para o transporte de madeira, bem como transportar quantidade de madeira nativa muito acima do constante na nota fiscal, comprometeu-se a comparecer em juízo para as providências legais cabíveis, conforme Termo de Compromisso.

A ação é desmembramento da Operação Verde Brasil 2 que começou em 11 de maio está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

Veja também

Polícia Civil conclui inquérito de estupro de mulher presa na Delegacia de Sorriso; servidor indiciado

Operação Venda Oculta: comerciante é preso em flagrante por contrabando em Sorriso

Avô é condenado a 108 anos de reclusão por abusar de netas e sobrinhas

Homem é encontrado morto em avançado estado de decomposição no Morada do Bosque

Polícia Civil prende dois suspeitos de homicídio em barbearia no bairro São José

Polícia Civil cumpre mandados contra investigado por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Nova Mutum