PRF apreende 63,5 m³ de madeira ilegal em MT

No dia 20/11/2020, por volta das 19h00, no Km 211 da BR 364, no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Rondonópolis, a equipe PRF em fiscalização preventiva abordou o Veículo Volvo/FH 540, transportando madeira nativa, conduzido por um senhor de 37 anos, habilitado na categoria AE.

Ao analisar a Guia florestal GF3, constatou-se que tratava-se de documento destinado a outro conjunto de veículos de transporte, conjunto totalmente diverso do que realizava o transporte, o que remete a situação irregular por total falta de documento ambiental para a madeira transportada.

Seguindo a fiscalização, após vistoria da carga, foi realizada a pesagem na balança rodoviária da PRF em Rondonópolis, momento que foi constatado 23.000 kg (vinte e três mil quilogramas) de excesso de peso.

Assim, por ter o autor praticado, em tese, a conduta prevista no Art. 46, parágrafo único, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), por não portar Documento Ambiental para o transporte de madeira, bem como transportar quantidade de madeira nativa muito acima do constante na nota fiscal, comprometeu-se a comparecer em juízo para as providências legais cabíveis, conforme Termo de Compromisso.

A ação é desmembramento da Operação Verde Brasil 2 que começou em 11 de maio está no escopo do Conselho Nacional da Amazônia (CNA), conselho regulado pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Operação investiga suposto esquema de propina para liberação de obras na Prefeitura de Sinop

Menor de 16 anos acusa motociclista de app de estupro

PM impede execução de homem em “salve” do Comando Vermelho e prende suspeitos com drogas em Sorriso

Anuário de segurança pública: Brasil registrou mais de 84 mil pessoas desaparecidas em 2025

Homem é atacado com golpe de facão durante confusão familiar no bairro Europark, em Sorriso

Operação Tolerância Zero: PM prende suspeito por tráfico de drogas em Ipiranga do Norte