PRF apreende mais de 50 kg de cocaína em MT

Na tarde do último sábado (12.03), na cidade de Barra do Garças/MT, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização na BR 070, quando deu ordem de parada a uma carreta a qual tinha dois homens como ocupantes.

Durante o procedimento de fiscalização, os indivíduos apresentaram muito nervosismo e entraram em contradições sobre o destino e motivo da viagem. Questionados, afirmaram que vieram da região de fronteira entre o Acre e a Bolívia, porém o veículo estava descarregado, o que gerou mais suspeita por parte da equipe da PRF, visto que é uma longa distância a ser percorrida sem nenhuma carga.

Diante disso, foi feita uma vistoria minuciosa por todo o veículo, momento em que foram encontrados 53 tabletes de drogas, um total 54 kg de cocaína, estavam escondidos em fundo falso na caçamba do veículo. O condutor foi detido, a princípio, pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária.

Além disso, a PRF apreendeu ainda no mesmo dia cerca de 31m³ de madeira sendo transportados ilegalmente. A ação ocorreu junto a agentes do INDEA/MT, a qual solicitaram apoio dos policiais para a abordagem ao veículo. A carreta estava carregada com madeira serrada, proveniente de Cujubim/RO, tendo como destino final o município de Goianésia/GO.

Durante o procedimento de fiscalização, foi solicitado ao condutor a documentação da carga, a DOF (Documento de Origem Florestal),as guias florestais exigidas para o transporte de madeira e as notas fiscais correspondentes.

Durante a fiscalização da carga, os agentes do INDEA e a equipe PRF constataram a existência de espécies distintas daquelas declaradas nos DOFs, o que é causa de invalidação da documentação.

Conforme a Instrução Normativa nº 9 do Ibama, de 12 de dezembro de 2016: o Documento de Origem Florestal, constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa, inclusive o carvão vegetal nativo, contendo as informações sobre a procedência desses produtos.

Diante dos fatos, a empresa emissora do DOF e o destinatário da madeira, o transportador, o tomador do serviço, e o condutor do veículo foram enquadrados no art. 46 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), em tese, por “Transportar, adquirir, vender madeira sem licença válida”, e no art. 47 do Decreto Federal nº 6.514/2008.

O condutor do veículo prestou compromisso de comparecimento em juízo e foi liberado. O veículo e a carga estão à disposição do Poder Judiciário de Barra do Garças/MT para providências cabíveis.

Veja também

Homem é preso em Lucas do Rio Verde por furto de carro na rodoviária de Sorriso

Operação Páscoa Abençoada reforça segurança em Sorriso

Operação Arcarius cumpre seis mandados judiciais contra traficantes em Matupá

Sorriso: golpe em compra de motocicleta via redes sociais termina em prejuízo de R$ 7 Mil

Sorriso: corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado; foi morto a tiros

Operação policial em Sorriso resulta na prisão de mais um suspeito de homicídio e sequestro