PRF realizou “Operação Tupã” nas rodovias federais em Mato Grosso

A ação nacional iniciou na última quinta-feira (30) e finalizou no sábado (02), e teve como objetivo incrementar o enfrentamento qualificado à criminalidade e aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais .

A denominação Tupã, que na língua tupi-guarani significa trovão, refletiu bem a forma de atuação das centenas de policiais empregados na operação, que teve como característica a ostensividade e abordagens mais assertivas, fruto do processo de reorientação da atividade de policiamento, que passou a ser orientada por inteligência.

A operação no Mato Grosso contou com reforço de policiais especializados nas mais diversas áreas. Por causa da pandemia advinda do Novo Coronavírus, as abordagens foram realizadas com os cuidados necessários para manter todos em segurança sem riscos de possíveis contaminações e os PRFs fizeram uso de equipamentos de proteção individual.

Em uma das abordagens a equipe PRF fiscalizou na BR 364 KM 318, o veículo VW/GOL 1.0, cor branca, com três ocupantes e após divergências nas informações os policiais procederam uma fiscalização minuciosa no veículo localizando 23 munições de calibre .22, marca Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC)/Brasil, no interior do cabo de uma faca de cor prata. Um dos passageiros informou ser de sua propriedade. O passageiro que possui uma tornozeleira eletrônica foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Campo Verde/MT.

Durante toda operação foram detidas 27 pessoas por diversos crimes, como alcoolemia, tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma, foram recuperados 03 veículos com ocorrência de roubo/furto, emitidos 928 autos de infração, divididos em ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, cinto de segurança, transporte de crianças fora do dispositivo de segurança entre outros.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC