Produtores rurais têm até quinta-feira (30) para informar rebanho ao Indea; 42% ainda não fizeram comunicação

A campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo Governo do Estado, termina nesta quinta-feira (30.11), e, até agora, 42% dos produtores ainda não prestaram informações ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

Até esta segunda-feira (27.11), 56 mil produtores de bovinos, bubalinos, suínos tecnificados e aves comerciais realizaram o informe que é obrigatório. Esse número está 42% abaixo do que esperado, em comparação com a campanha anterior, realizada em maio deste ano, quando 98 mil produtores rurais informaram ao Indea-MT dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.

A campanha começou a ser realizada em substituição à vacinação contra a febre aftosa. Porém, ela não se restringe à parte bovina. A campanha abrange também os criadores de búfalos, aves e suínos.

O produtor rural poderá fazer a comunicação pelo módulo do produtor, ou presencialmente em qualquer unidade do Indea ou postos avançados. No site da autarquia, em Sanidade Animal, é possível encontrar outras informações sobre a campanha.

Para ter acesso ao módulo do produtor, deve-se requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. No site do Indea, em Sanidade Animal, Atendimento não Presencial, é possível acessar o referido termo.

Desde o dia 9 de novembro, o produtor comercial que não fez a comunicação de rebanho já está impedido de emitir a Guita de Trânsito Animal (GTA), exceto se o animal for para abate.

Durante a comunicação, o produtor rural que possui bovinos e bubalinos sob sua responsabilidade poderá também registrar a marca a ferro.

A não comunicação de estoque de rebanho resultará em multa é de aproximadamente R$ 6 mil.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil