Proerd desenvolvido pela PM forma aproximadamente 800 alunos em Sorriso

Alunos das escolas municipais que integraram a edição 2022 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), participaram, nesta terça-feira (29), da solenidade de formatura. No período matutino, realizou-se a cerimônia de formatura com a participação dos estudantes das escolas São Domingos e Papa João Paulo II, às 8h, na Escola Papa João Paulo. No período da tarde, às 13:30, receberam certificados os alunos das escolas Professora Ivete Lourdes Arenhardt e do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Sorriso, na escola Ivete.

Participaram das ações do programa, aproximadamente 800 estudantes sendo 384 das escolas Professora Ivete Lourdes Arenhardt e o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Sorriso. Na segunda turma foram contemplados 410 alunos das escolas São Domingos e Papa João Paulo II.

Participaram da formatura alunos e autoridades que falaram aos formandos e fizeram a entrega dos certificados.

O Proerd é promovido por meio da parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT) e a Administração Municipal de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). Ele aborda, com alunos do Ensino Fundamental, questões como bullying, combate às drogas e a violência, cidadania e valorização da vida. Os encontros são semanais e conduzidos pelo instrutor Hélio Expedito da Silva (PM).

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, que participa do desenvolvimento do Proerd, há 20 anos, bem como dos demais projetos como o “Luz do amanhã” e “Bombeiros do futuro”, são ferramentas que agregam na formação dos alunos. “Esses programas ensinam que drogas e violência são caminhos que não os levam a lugar algum. Somando-se ao aprendizado dos alunos os programas fazem um chamamento aos pais e familiares para que se juntem, com a comunidade escolar com a finalidade de absorver e replicar os ensinamentos do Proerd”, resume.

Na avaliação do comandante da Polícia Militar de Sorriso, Ten Cel PM Jorge Almeida, esse programa social é muito positivo, na medida em que ensina às crianças e adolescentes a dizer não às drogas e à violência. É um programa de suma importância para diminuição da criminalidade no município de Sorriso e em todo Mato Grosso. “No longo dos anos, os alunos aprendem, em sala de aula, com o instrutor, (policial militar), as estratégias de apresentação das drogas pelos traficantes e, munida das informações, a criança saberá dizer não ao oferecimento das drogas”, destaca o Coronel, enfatizando que a droga leva a diversos crimes para conseguir manter o vício.

galeria de imagens

Veja também

Empresários e moradores criam associação para discutir projeto de mão única na Perimetral Sudoeste em Sorriso

DHPP de Sorriso desvenda farsa e investiga homicídio motivado por traição e encobrimento de provas

Obra do Lago Norte em Sorriso deve ser retomada em breve, após quase um ano de paralisação

Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos em MT

Fiscal agropecuário fala sobre o Vazio Sanitário da Soja em entrevista à Sorriso FM

Fim da taxa de verificação de taxímetros beneficiará 300 mil taxistas