Projeto Baú da Leitura agita rotina dos alunos da Escola Municipal Professora Geni Terezinha Forgiarini

Os alunos da Escola Municipal Professora Geni Terezinha Forgiarini, no Bairro União, terão um dia diferente na próxima segunda-feira (17). O projeto social Baú da Leitura vai agitar a rotina dos baixinhos com atividades super divertidas que têm como objetivo incentivar a paixão pelos livros e promover educação e acesso à cultura por meio da doação de um acervo literário com 150 títulos e materiais lúdicos.

A programação, que acontece em quatro diferentes horários, inclui Oficina de Contação de Histórias, teatro, leitura e a apresentação do Baú da Leitura, uma estrutura multiuso totalmente personalizada, que será doada para a unidade escolar.

O projeto Baú da Leitura é uma realização da Perfectto Projetos, com patrocínio da COFCO International e apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso.

O Baú será entregue à unidade escolar com 150 livros infantis e infanto-juvenis da literatura nacional e internacional de variados autores. O acervo também inclui três títulos em braile para usuários com deficiência visual, além de fantoches, brinquedos, jogos educativos e dedoches.

Durante o evento de entrega do Baú, às 8h, professores e demais membros da equipe escolar serão convidados a participar de oficinas de Contação de Histórias. O objetivo é capacitar os profissionais e orientá-los sobre a utilização dos materiais e recursos do Baú da Leitura, que deve funcionar como uma ferramenta pedagógica para a realização de atividades educativas.

O Baú de Leitura é um carrinho de 1mx1,2mx0,6m com laterais projetadas para deixar parte do acervo de livros expostos quando o mobiliário estiver sendo utilizado para as atividades. As rodas utilizadas para locomoção contam com sistema de rodízio giratório com freios para facilitar o manuseio no transporte e travar a estrutura por questão de segurança. As portas possuem maçaneta com puxador e tranca com chave. Com moldura removível para teatro de fantoches e dedoches, o Baú de Leitura também incentiva a cultura e promove a expressão artística e emocional dos participantes através da atividade teatral.

“A contação de histórias é uma fonte inesgotável de conhecimento, valor e emoção. Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade e o senso crítico, além de despertar o gosto pela leitura e linguagem”, ressalta Paulo. O projeto também permite o empréstimo de livros para os alunos com o intuito de incentivar a leitura em família.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo