Projeto de lei do Governo de MT que prevê revisão salarial conforme inflação será votado nesta terça-feira

O Governo de Mato Grosso vai pagar os salários dos servidores do Executivo Estadual com a Revisão Geral Anual (RGA) em 4,83%, ainda neste mês de janeiro. O projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa e deve ser aprovado nesta terça-feira (21.1).

A revisão foi definida conforme o IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A previsão é que o impacto mensal na folha de pagamento dos servidores, com essa revisão, seja em torno de R$ 76 milhões, o que equivale a R$ 855 milhões ao ano.

“Sabemos da importância dessa revisão para o servidor e, por isso, enviamos o projeto de lei para votação dos deputados estaduais para que possa ser efetivada aos salários ainda neste mês de janeiro. Vamos pagar de acordo com o índice divulgado pelo IBGE, como está previsto na lei, pois temos que ter prudência com os gastos públicos, para não inviabilizar todos os investimentos necessários que o governo tem feito”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Com essa revisão, o governo se aproxima do limite prudencial da folha, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual. Os dados do Estado demonstram que a folha está crescendo acima da inflação, porque, além da RGA, existe o crescimento real pelas progressões de carreira. Dados apresentados pela equipe econômica do governo e da Secretaria de Planejamento e Gestão apontam que o aumento é superior a 3%. Além disso, há as despesas das novas contratações realizadas via concurso público, o que já acende uma luz amarela nos gastos com a folha.

Veja também

CIOPAer avalia de forma positiva ações realizadas em 2024

NIF anuncia mutirão para fiscalizar terrenos sujos

Sorriso deve contar com quase 300 novas câmeras do Vigia Mais MT

Processo Seletivo de Sorriso é remarcado e secretária de educação tira dúvidas

Polícia Civil recupera carga de produtos agropecuários e veículo furtados em empresa

Operação da Polícia Civil cumpre prisões de criminosos que furtaram fazendas na região de Sorriso