Projeto de viveiro comunitário no Assentamento Jonas Pinheiro avança com foco em formação e recuperação ambiental

A proposta é recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar

Com foco na restauração de áreas degradadas e no fortalecimento da agricultura familiar, teve início, na última sexta-feira (25), a execução do projeto Viveiro de Mudas de Plantas Nativas do Cerrado, no Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso. A iniciativa já conta com a estrutura da estufa pronta e agora entra na fase de ações formativas, com cursos e capacitações voltados à comunidade local.

O projeto é resultado de uma ampla articulação entre a comunidade do assentamento, entidades públicas e instituições de ensino. Participam da ação as secretarias municipais de Educação (Semed), Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), além da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Sorriso, da EMPAER-MT e de outras entidades parceiras.

A proposta abrange cinco principais frentes: curso de cidadania e educação ambiental; capacitação de mulheres assentadas para coleta de sementes, cultivo de mudas e gestão de viveiros; construção do viveiro comunitário; fortalecimento da Rede de Sementes do Bioma Cerrado; e a produção de 25 mil mudas para recuperação ambiental nas áreas do assentamento.

Desde o início, o projeto foi concebido para ser um espaço coletivo e participativo, envolvendo diretamente quatro associações e duas cooperativas locais na implementação e gestão das ações. Além disso, a colaboração entre a Escola Matilde Zanatta e o IFMT busca criar um elo entre a rede de ensino federal e as necessidades práticas da comunidade, promovendo o intercâmbio técnico e científico em prol da sustentabilidade e da soberania do território.

Veja também

Engenheiro agrônomo morre em capotamento na MT-242 entre Sorriso e Ipiranga do Norte

Sorriso FM recebe promotora Dra. Fernanda Pawelec para falar sobre cartilha “Sorriso Contra a Violência”

Pedreiro sofre queda de escada em canteiro de obras no Jardim Itália, em Sorriso

Família é feita refém por duas horas durante assalto em Nova Ubiratã; PM recupera um dos veículos levados

Com apoio do Tribunal de Justiça, Polícia Civil deflagra operação contra esquema de fraudes milionárias no Judiciário

Repórter de Lucas do Rio Verde capota carro na BR-163 a caminho de Sorriso