Projeto de viveiro comunitário no Assentamento Jonas Pinheiro avança com foco em formação e recuperação ambiental

A proposta é recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar

Com foco na restauração de áreas degradadas e no fortalecimento da agricultura familiar, teve início, na última sexta-feira (25), a execução do projeto Viveiro de Mudas de Plantas Nativas do Cerrado, no Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso. A iniciativa já conta com a estrutura da estufa pronta e agora entra na fase de ações formativas, com cursos e capacitações voltados à comunidade local.

O projeto é resultado de uma ampla articulação entre a comunidade do assentamento, entidades públicas e instituições de ensino. Participam da ação as secretarias municipais de Educação (Semed), Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), além da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Sorriso, da EMPAER-MT e de outras entidades parceiras.

A proposta abrange cinco principais frentes: curso de cidadania e educação ambiental; capacitação de mulheres assentadas para coleta de sementes, cultivo de mudas e gestão de viveiros; construção do viveiro comunitário; fortalecimento da Rede de Sementes do Bioma Cerrado; e a produção de 25 mil mudas para recuperação ambiental nas áreas do assentamento.

Desde o início, o projeto foi concebido para ser um espaço coletivo e participativo, envolvendo diretamente quatro associações e duas cooperativas locais na implementação e gestão das ações. Além disso, a colaboração entre a Escola Matilde Zanatta e o IFMT busca criar um elo entre a rede de ensino federal e as necessidades práticas da comunidade, promovendo o intercâmbio técnico e científico em prol da sustentabilidade e da soberania do território.

Veja também

Avaliação da Educação Municipal é positiva, afirma secretária Adriana Reichert

Entrevista destaca avanços e alertas da campanha Dezembro Vermelho em Sorriso

ONG Cirinho Sorrindo realiza noite de reconhecimento em Sorriso

Tráfego em Lucas do Rio Verde é desviado para avanço da duplicação da BR-163

Morte de homem de 33 anos eleva para quatro as vítimas de intoxicação por metanol em MT

Polícia Militar impede possível tentativa de suicídio em Boa Esperança do Norte