Lucas do Rio Verde| Sorriso

Projeto Mundoteca trará livros gratuitos para Sorriso e Lucas do Rio Verde

O projeto Mundoteca, criado para proporcionar acesso gratuito a livros de diferentes formatos e temas, chegará às cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, no final de março e início de abril. Com patrocínio da FS, uma das maiores produtoras de etanol, produtos para nutrição animal e energia elétrica do Brasil, a iniciativa promoverá a reconfiguração das bibliotecas municipais das duas cidades, por meio da instalação de espaços com ambientação e mobiliário, doação de acervo com obras literárias, materiais lúdicos e equipamentos audiovisuais, além da realização de atividades socioculturais durante seis meses.

Cada cidade receberá uma biblioteca completa com a doação de mais de 500 livros, sendo 10% do acervo reservado para obras em braile e audiolivros, além de mobiliário, espaços de leitura, brinquedos educativos e equipamentos eletrônicos. Durante seis meses, o projeto Mundoteca vai acompanhar cada biblioteca e promover atividades como leituras mediadas, eventos culturais e sociais, palestras e sessões de filmes, entre outras atividades de incentivo à leitura nos espaços.

As localidades contempladas também receberão um treinamento e uma palestra voltados a professores e agentes culturais sobre mediação de leitura, ambos ministrados pela coordenadora pedagógica do projeto, Marta Pinto Ferraz, profissional com larga experiência em coordenação de bibliotecas de escolas de São Paulo.

O projeto Mundoteca foi criado em 2019 e inaugurou unidades na Bahia e Santa Catarina. Após as aberturas nas cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, estão programadas mais unidades em Cotia (SP), Açailândia (MA), Tucuruí (PA) e Breu Branco (PA).

As unidades da Mundoteca no Mato Grosso foram realizadas com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa FS, apoio da Prefeitura de Sorriso e Lucas do Rio Verde, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. Para mais informações sobre a programação de atividades, acesse www.instagram.com/mundoteca.br e www.facebook.com/mundoteca.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros