Promotor de Justiça destaca necessidade de criação de Centro de Acolhimento para idosos em Sorriso

O Promotor de Justiça, Dr. Marcio Florestan, que responde pela segunda vara cível da Comarca de Sorriso falou sobre o tema em entrevista ao programa A Voz do Povo nesta quarta-feira (31-08).
Segundo ele, é preciso avançar no diálogo e nas providências para que se chegue à criação deste serviço no estado do Mato Grosso e também no nosso município.

“O estatuto do Idoso e a legislação deixam claro que deve sempre ser buscado o fortalecimento do vínculo familiar e todos os cuidados com o idoso devem preferencialmente ser ofertados no seio da família. Mas, há casos em que os idosos sofrem maus tratos no seio familiar, às vezes em casos ligados ao consumo de drogas ou abuso de álcool. E há casos em que os idosos não tem mais familiares vivos nem entes queridos próximos, é necessário que possamos ofertar espaços para acolhimento. No passado chamavam de abrigos. A expressão acolhimento se aplica mais com o propósito do serviço que é de ter um local que receba e oferte tratamento digno. É um serviço de alta complexidade e está previsto na Resolução 109 desde o ano de 2009. E também como medida protetiva no Estatuto do Idoso em lei nacional”.

O promotor destacou que há demanda em Sorriso e região, ainda que instituições filantrópicas se empenhem em ofertar o atendimento. “É preciso ofertar serviço em rede, em caráter Inter setorial, por que o idoso precisa de atendimento para a saúde, lazer, cultivo de laços afetivos e convivência. Embora reconhecendo o valoroso serviço prestado em locais aqui na cidade, precisamos dialogar com o serviço público para termos local apropriado para fazer este serviço em rede para estas pessoas”.

Dr. Márcio destacou ainda que de acordo com a legislação, a responsabilidade pela oferta deste serviço é dos gestores municipais.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso