Propaganda irregular: Juíza Eleitoral de Sorriso determina retirada de 6 outdoors em apenas um mês

A Juíza da 43ª Zona Eleitoral de Sorriso, Paula Saide Biagi Messen Mussi Casagrande, tem atuado fortemente no combate a propaganda irregular no município. Nesta terça-feira (27), a magistrada determinou a retirada de outdoor com manifestações de apoio a candidato a presidência da República, que contrariava a legislação eleitoral e normativos do Tribunal Superior Eleitoral. Essa é a sexta decisão proferida pela juíza sobre esse mesmo tema apenas este mês e, todas as ações, se originaram de denúncias recebidas pelo sistema Pardal.

Em sua decisão, a juíza eleitoral explicou que, nos termos de julgados do TSE, define-se como “ato de propaganda eleitoral aquele que leva ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, a candidatura (mesmo que apenas postulada), a ação política que se pretende desenvolver ou as razões que induzam a concluir que o beneficiário é o mais apto ao exercício de função pública.

“Ora, a propaganda em análise preenche tais requisitos, pois manifesta apoio a candidato a presidência em período de propaganda eleitoral induzindo o eleitor ao voto dirigido. Desta forma, referida manifestação/propaganda deve-se limitar às formas e meios previstos na legislação eleitoral, notadamente a Lei nº 9.504/97. Nos termos do art. 39, § 8º c/c art. 26 da Res. TSE nº 23.610/2019 é vedada a propaganda eleitoral por meio de outdoor ou através de meios que se assemelhem ou causem efeito visual de outdoor. Portanto, a propaganda eleitoral discutida está sendo propagada ao arrepio da legislação eleitoral a exigir atuação para sua correção”, ressaltou a magistrada.

A magistrada concedeu um prazo de 48 horas para a empresa retirar a propaganda irregular. Em caso de descumprimento, determinou que o oficial de justiça promova, se necessário, os atos necessários para a retirada da referida propaganda servindo-se de forças policiais ou do auxílio de secretaria.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros