Provas do Saeb em Mato Grosso acontecerão no período de 27 de outubro a 7 de novembro

Farão as provas os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e os da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual

Em Mato Grosso, 526 escolas da rede estadual participarão da edição 2025 do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com aplicação das provas prevista para o período de 27 de outubro a 7 de novembro. Escolas municipais e privadas também integram a avaliação. Dentro desse intervalo, cada unidade poderá definir seu próprio cronograma de aplicação dos testes.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para aplicação das provas, nesta edição, farão os testes estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e os da 3ª série do ensino médio da rede pública estadual.

Além de medir o desempenho dos estudantes em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb irá recolher informações contextuais de alunos, professores, diretores e famílias. Esta será a primeira vez que as famílias dos alunos responderão a questionários contextuais.

Desde 2023, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza junto as escolas um trabalho de mobilização, batizado de programa “Movimenta SAEB”, com objetivo de elevar os níveis de proficiência em língua portuguesa e matemática.

O secretário de Educação, Alan Porto, destaca que o Saeb tem papel central no diagnóstico da educação básica, pois seus resultados, combinados com dados do Censo Escolar, ajudam a compor o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,  indicador-chave para políticas educacionais e de financiamento

“O resultado será fundamental para que a rede estadual figure entre as cinco melhores do país até 2030, como determina o Plano EducAção 10 Anos. Para isso, a participação não se limita à mera presença. A qualidade do dado depende do número de respondentes e do preenchimento correto pelos questionários contextuais”, completa.

Segundo o secretário, nesta semana que antecede as provas, a Seduc intensificará a mobilização das escolas para assegurar o cumprimento das diretrizes logísticas e o ambiente adequado de aplicação com a máxima neutralidade”.

Para a Seduc, não basta apenas aumentar a participação das escolas nas provas do SAEB. A meta é continuar melhorando a aprendizagem para se obter melhores resultados no IDEB.

“No ensino médio nossa nota em 2023 foi 4,2, fazendo com que Mato Grosso saltasse de 22º para a 8ª posição no ranking nacional do MEC. Nos anos iniciais do ensino fundamental tivemos nota 5,7 e, nos anos finais, 4,8. Nesse ano, objetivo é superar esses resultados”, conclui Alan Porto.

Veja também

Allrede Telecom inaugura unidade em Sorriso com internet de alta velocidade e promoções especiais

Programa A Voz do Povo destaca projeto social de judô que transforma vidas em Sorriso

Associação Pata Amiga pede apoio de vereadores com emendas impositivas para manter trabalho em Sorriso

Prazo para pagamento do Licenciamento de veículos com placa final 0 termina no dia 31 de outubro

Duas pessoas são detidas com moto roubada de vítima de execução em Sorriso

NPJ da Anhanguera oferece acesso gratuito à Justiça e prática aos acadêmicos de Direito em Sorriso