PSD expulsa candidato a vereador de MT acusado de armar bomba no DF

O PSD Mato Grosso expulsou o ex-candidato a vereador por Comodoro (distante a 644 km de Cuiabá) Alan Diego dos Santos Rodrigues, de 32 anos, nesta terça-feira (27).

Ele é apontado pela Polícia Civil do Distrito Federal suspeito de envolvimento na tentativa de explodir uma bomba próximo ao Aeroporto de Brasília, na véspera de Natal (24). Ele está sendo procurado pela Polícia.

A expulsão é assinada pelo presidente regional do partido, o senador Carlos Fávaro (PSD).

Manifestações antidemocráticas precisam ser rechaçadas e quem as pratica comete crimes
Por meio de nota, Fávaro afirmou que os fato dos quais Alan Diego é acusado são “graves e inaceitáveis, se constituem crimes e precisam ser punidos com o rigor da lei”.

“Manifestações antidemocráticas precisam ser rechaçadas e quem as pratica comete crimes tipificados na legislação. O Partido Social Democrático é um instrumento para a realização do processo político fiel ao princípio democrático e ao regime republicano, jamais aceitando ou relevando manifestações que atentem contra o Estado Democrático de Direito”, consta em trecho da nota.

Alan já foi candidato a vereador de Comodoro em 2016 pelo PSD, mas saiu derrotado.

Ele é dono de uma empresa de transportes em Comodoro. Conforme apurado pelo MidiaNews, a empresa foi aberta em maio deste ano e teve caminhões envolvidos em atos antidemocráticos que ocorrem desde o dia 30 de outubro, que deu a vitória a Lula (PT).

Ele compartilha nas suas redes sociais registros de suas participações nas manifestações contra o resultado da eleição, em Brasília.

Dia da ação

A Polícia Civil suspeita que Alan Diego ajudou o bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, a montar o artefato explosivo. George foi preso.

Em depoimento, George revelou que teve a ajuda de outros dois parceiros, sendo um deles Alan Diego. A Polícia acredita que Alan tenha saído de Brasília e o considera foragido.

À Polícia, George ainda contou que o plano para detonação do explosivo foi montado nos atos que ocorrem no QG do Exército e teve motivações políticas.

O objetivo era levar à decretação de estado de sítio no país.

“Eu entreguei o artefato ao Alan e insisti que ele instalasse em um poste de energia para interromper o fornecimento de eletricidade, porque eu não concordei com a ideia de explodi-la no estacionamento do aeroporto. Porém, no dia 23/12/2022 eu soube pela TV que a Polícia tinha apreendido a bomba no aeroporto e que o Alan não tinha seguido o plano original”, disse.

George foi autuado por terrorismo, posse e porte ilegal de armas de fogo de uso permitido e restrito.

Veja nota na integra:

– Diante das informações recebidas a respeito de condutas imputadas a Alan Diego Rodrigues dos Santos, o Diretório de Mato Grosso do Partido Social Democrático decidiu pela sua expulsão como filiado, respeitando todos os trâmites legais estabelecidos pelo estatuto partidário;

– Os fatos imputados a ele, conforme veiculado pela imprensa, são graves e inaceitáveis, se constituem crimes e precisam ser punidos com o rigor da lei;

– Manifestações antidemocráticas precisam ser rechaçadas e quem as pratica comete crimes tipificados na legislação. O Partido Social Democrático é um instrumento para a realização do processo político fiel ao princípio democrático e ao regime republicano, jamais aceitando ou relevando manifestações que atentem contra o Estado Democrático de Direito.

Carlos Fávaro

Senador da República e presidente do PSD-MT

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC