Publicado decreto do programa de autocontrole regulado pela Defesa Agropecuária

O governo regulamentou os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária, que são considerados como um novo modelo em que o sistema de fiscalização da produção no país será compartilhado com o setor privado. A medida foi estabelecida por meio do decreto 12.126, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 1º de agosto.

O decreto “regulamenta os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária e o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária para os setores de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, e de produtos destinados à alimentação animal, e dispõe sobre os procedimentos de inspeção e fiscalização da defesa agropecuária baseadas em risco”.

Segundo o decreto, “as normas complementares editadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária relativas aos programas de autocontrole e ao Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária especificarão tratamento diferenciado, simplificado e favorecido para seu cumprimento pelos agentes econômicos de pequeno porte de produtos de origem animal ou de produtos para alimentação animal”. E “o Ministério da Agricultura e Pecuária editará normas complementares necessárias à execução do disposto neste decreto no prazo de cento e oitenta (180) dias, contado da data de sua entrada em vigor.”

Veja também

Cat Sorriso comemora 23 anos e abre inscrições para o 12º Fórum da Mulher no Campo

Agricultura familiar terá crédito de R$ 1 bi no Norte e Centro-Oeste

Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab

Sine-MT divulga 2.522 vagas de emprego no estado; 209 são em Sorriso

Sicredi Celeiro MT/RR destina R$ 2,5 milhões para projetos do Fundo Social

Indea realiza mais duas mil fiscalizações e aplica 12 multas no primeiro mês do vazio sanitário da soja