Publicado decreto do programa de autocontrole regulado pela Defesa Agropecuária

O governo regulamentou os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária, que são considerados como um novo modelo em que o sistema de fiscalização da produção no país será compartilhado com o setor privado. A medida foi estabelecida por meio do decreto 12.126, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 1º de agosto.

O decreto “regulamenta os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária e o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária para os setores de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, e de produtos destinados à alimentação animal, e dispõe sobre os procedimentos de inspeção e fiscalização da defesa agropecuária baseadas em risco”.

Segundo o decreto, “as normas complementares editadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária relativas aos programas de autocontrole e ao Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária especificarão tratamento diferenciado, simplificado e favorecido para seu cumprimento pelos agentes econômicos de pequeno porte de produtos de origem animal ou de produtos para alimentação animal”. E “o Ministério da Agricultura e Pecuária editará normas complementares necessárias à execução do disposto neste decreto no prazo de cento e oitenta (180) dias, contado da data de sua entrada em vigor.”

Veja também

Corpo de Bombeiros socorre piloto após queda de aeronave em MT

Quinta lista de convocados do programa SER Família CNH Social será divulgada nesta terça-feira (17)

Setasc abre inscrições para sorteio do Camarote do Autista no jogo do Cuiabá no próximo domingo (22)

Banco Vermelho é inaugurado como símbolo de acolhimento

‘Dinheiro esquecido’: mais de R$ 8 bi ainda não foram resgatados; veja como saber se tem valores a receber

Sorriso FM comemora seu aniversário com corte de bolo de 36 metros e grande festa no Marco Zero