Quase 7 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada em Sorriso

Todo mundo já sabe que para garantir o máximo de proteção contra a covid-19 é necessário completar o esquema vacinal, isso é, tomar a segunda dose. Contudo, – e infelizmente, 6.901 sorrisenses não voltaram aos pontos de imunização para receber a segunda picadinha.

Conforme os dados da Secretaria de Saúde, há 3.411 pessoas com a segunda dose da Fiocruz/Astrazeneca atrasada; mais 1.074 não retornaram para completar o esquema vacinal da Pfizer e 2.416 mil sorrisenses não compareceram para receber a segunda dose do imunizante Butantan/Coronavac, totalizando os 6.901 moradores.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, destaca que quem vai ao posto de vacinação tomar a primeira dose já sabe quando precisa retornar. Tudo é anotado no cartão. “É necessário retornar para completar o esquema dentro do intervalo recomendado, só com essa ação – de procurar pela segunda vez a imunização, é que as vacinas irão atingir a efetividade necessária contra a covid-19 e, que, aos poucos poderemos voltar a um novo normal. Digo novo normal porque ressalto que o vírus não irá simplesmente desaparecer: ele continua ativo e com novas variantes e o cuidado preventivo sempre será necessário”, diz.

A segunda picada

Agora, se você integra essa população de quase 7 mil pessoas que não retornou, ainda dá tempo de procurar um posto de vacinação e aumentar sua imunidade. E você pode fazer isso ainda hoje, ou, no caso, agora. Nesta quinta-feira é só ir até o Centro de Eventos do Rota do Sol ou ao PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste e receber a segunda picada.

Já amanhã (29 de outubro) apenas a Upinha estará aberta pela manhã das 7h30 às 10h30 e à tarde das 13h30 às 16h30 e irá aplicar tanto as segundas doses quanto as doses de reforço. Já no sábado, dia 30, estarão abertos a Upinha e o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) em frente à Escola Ivete, das 7h30 às 10h30.

Na segunda-feira (1º), véspera do Dia de Finados, a Upinha da Zona Leste e o AME estarão abertos durante todo o período, isto é, das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. No dia 2, Dia de Finados, não haverá atendimento.

E na quarta-feira (03) tudo voltará ao normal. Isso porque os dois pontos costumeiros e já conhecidos do público, isso é, o Centro de Eventos do Rota do Sol e a Upinha da Zona Leste, irão retomar o atendimento normal.

“É importante que as pessoas procurem atendimento. Temos imunizantes que irão vencer no dia 12 de novembro; então esse é o momento para procurar o posto de vacinação e completar o esquema”, salienta Marchioro ao frisar que nesse momento o Município tem imunizantes de sobra em oferta.

Veja também

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias