Queijo de produtora sorrisense é o primeiro a receber o Selo Arte no Estado

Poranga. Do tupi guarani, “bonito”. Esse é o nome do primeiro produto – um queijo artesanal, a receber o Selo Arte no Estado de Mato Grosso. E tem endereço de fabricação também: Sítio Vila Láctea, localizado no Assentamento Jonas Pinheiro, carinhosamente chamado de Poranga. É ali, com entrada à direita da BR 163 para quem segue no sentido Sorriso/Sinop que vive a produtora rural Rita Hachiya, criadora do queijo Poranga.

A moça dos olhos puxados, nascida em São Paulo, moradora de Sorriso desde 2005 foi testando, criando receitas e hoje é a detentora de um feito histórico: a oficialização de seu produto como Selo Arte foi publicada pelo Governo de Mato Grosso, através do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), no Diário Oficial, no dia 08 de fevereiro. E que de quebra, leva o título do primeiro produto artesanal a fazer parte do Selo Arte.

Inspirada na história e no paladar familiar – o marido, Evandro é mineiro; Rita buscou ao longo do tempo a criação de uma receita que mesclasse o “gostinho mineiro” levando em consideração as adequações de temperatura e de ponto de massa necessárias para a produção de um queijo no Mato Grosso. E foi entre um teste e outro que ela criou a “receita da Rita”, o sabor do queijo Poranga que atende ao principal requisito do Decreto n.º 9.918/2019 que instituiu o Selo Arte pelo Governo Federal: que o alimento seja elaborado de forma artesanal, respeitando as normas sanitárias, e com característica tradicional, regional e cultural.

E com esse selo a agora sorrisense de coração já pode alçar voos mais altos: além de vender no comércio local os produtos que o Sítio Vila Láctea já produz há um bom tempo; Rita pode agora comercializar em nível nacional especificamente o queijo Poranga, aquele que recebeu o Selo Arte. E já tem uma grande rede mercadista de olho nessa produção – mas o spoiler para por aí.

O que vale contar ainda é que o trabalho da Rita e a dedicação dela contam com um apoio especial: a assistência técnica da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar. “Esse selo é um importante reconhecimento do trabalho do produtor, amplia a fonte de renda e de comercialização do produto”, frisa o gestor da pasta, Marlon Zanella. “E nós da Secretaria comemoramos o feito da Rita e estamos à disposição de qualquer produtor que assim como a Rita busca expandir o trabalho, as opções de renda e que acredita na força da agricultura familiar”, salienta.

O Selo Arte

Criado pelo Decreto nº 9.918/2019 o Selo Arte possibilita que alimentos de origem animal que são produzidos dentro das normas sanitárias e partir de práticas totalmente artesanais e com características tradicionais, regionais e culturais que façam dele um produto único, possam ser comercializados nacionalmente.

No Mato Grosso, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) é o implementador da iniciativa.

galeria de imagens

Veja também

Médico é indiciado por 7 crimes após morte da namorada de 15 anos

Mãe encontra bebê de 15 dias morto e aciona o Corpo de Bombeiros de Sorriso

Jair Frasson relembra pioneirismo e projeta futuro promissor para Sorriso em entrevista à Voz do Povo

A Voz do Povo entrevista empresário José Baggio na série especial pelos 39 anos de Sorriso

6ª Festa do Lions Club Sorriso acontece neste domingo, 18 de maio

Operação integrada em Sorriso autua 59 motoristas e prende 9 por embriaguez ao volante