Relatório da Policia Civil aponta suspeita de Emanuel e Roberto Dorner em esquema de corrupção

Uma investigação conduzida pela Polícia Judiciária Civil (PJC) sugere que Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito afastado de Cuiabá, e Roberto Dorner (Republicanos), prefeito de Sinop, podem ser as figuras misteriosas mencionadas na ‘Operação Cartão Postal’, deflagrada em outubro de 2023. Esta operação visa apurar desvios alarmantes na ordem de R$ 87 milhões dos recursos destinados à Saúde.

O termo “El Patrón” era utilizado para se referir aos destinatários das propinas. Segundo as informações obtidas pela investigação, os depósitos destinados a ‘El Patrón’ eram recebidos por Amanda Teixeira Martins, que, segundo a polícia, reside nos Estados Unidos. Além disso, Gilmar Cardoso, associado a Emanuel, admitiu possuir uma conta nos Estados Unidos.

A trama se desenrola com Gilmar mantendo vínculos com Mhayanne Escobar. Conforme relatório da ‘Operação Cartão Postal’, Mhayanne seria responsável por auxiliar na expansão do esquema de desvio de recursos da Saúde de Sinop para Cuiabá.

Chama a atenção o fato de que, em ambas as cidades, Sinop e Cuiabá, as Secretárias de Saúde, nas datas das mensagens via WhatsApp (07/12/2022), eram mulheres, sendo Daniela Cristina de Oliveira Galhardo Barbosa e Suelen Daniele Alliend, respectivamente. O relatório destaca que, se as autoridades máximas de saúde eram do sexo feminino, a expressão “El Patrón” possivelmente se referia a seus superiores, ou seja, os prefeitos municipais.

A ‘Operação Cartão Postal’, que investiga os desvios milionários na Saúde, revelou em sua decisão de afastamento de Emanuel que os beneficiários desses desvios poderiam ser prefeitos. O relatório destaca ainda que ‘El Patrón’ recebia o equivalente a R$ 277 mil por mês, evidenciando a gravidade e a dimensão do esquema de corrupção desmantelado pela operação.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos