(66) 3544-2595

Telefone

(66) 99634-6964

WHATSAPP

Ricardo Salles deixa o Ministério do Meio Ambiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Ricardo Salles foi exonerado nesta quarta-feira, 23, do cargo de Ministro de Estado do Meio Ambiente. Segundo decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, a exoneração foi feita a pedido de Salles. O decreto também informa que seu substituto é Joaquim Alvaro Pereira Leite.

Leite deixa a secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais para comandar a pasta. Entre os anos de 1996 e 2019, ele foi conselheiro na Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quarta, em Brasília, Salles afirmou que sempre seguiu as orientações do presidente Jair Bolsonaro enquanto esteve à frente do ministério. “Orientação esta de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Tivemos cuidado com todos os aspectos daquele ministério, e com respeito também ao setor privado, ao agronegócio, ao produtor rural brasileiro, aos empresários de todos os setores”, disse.

Salles foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 22, durante o anúncio do Plano Safra 2021/2022. Ele ocupava o cargo desde o início do mandato de Bolsonaro, em 2019.

O agora ex-ministro é investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). No mês passado, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, Salles foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados, no âmbito da Operação Akuanduba, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O órgão apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários.

A suspeita é da existência de um esquema internacional de exportação ilegal de madeira. Além do agora ex-ministro, outras 17 pessoas são investigadas. Na época, o STF também determinou o afastamento de Eduardo Bim do cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com