Ricardo Salles deixa o Ministério do Meio Ambiente

Ricardo Salles foi exonerado nesta quarta-feira, 23, do cargo de Ministro de Estado do Meio Ambiente. Segundo decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, a exoneração foi feita a pedido de Salles. O decreto também informa que seu substituto é Joaquim Alvaro Pereira Leite.

Leite deixa a secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais para comandar a pasta. Entre os anos de 1996 e 2019, ele foi conselheiro na Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quarta, em Brasília, Salles afirmou que sempre seguiu as orientações do presidente Jair Bolsonaro enquanto esteve à frente do ministério. “Orientação esta de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Tivemos cuidado com todos os aspectos daquele ministério, e com respeito também ao setor privado, ao agronegócio, ao produtor rural brasileiro, aos empresários de todos os setores”, disse.

Salles foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 22, durante o anúncio do Plano Safra 2021/2022. Ele ocupava o cargo desde o início do mandato de Bolsonaro, em 2019.

O agora ex-ministro é investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). No mês passado, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, Salles foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados, no âmbito da Operação Akuanduba, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O órgão apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários.

A suspeita é da existência de um esquema internacional de exportação ilegal de madeira. Além do agora ex-ministro, outras 17 pessoas são investigadas. Na época, o STF também determinou o afastamento de Eduardo Bim do cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Programa Estação Sicredi

Veja também

Dez candidatos disputarão duas vagas ao Senado por Mato Grosso nas eleições de 2026

Mauro Mendes afirma que acordo com a Oi foi legal e diz que PF recolheu apenas seu passaporte

Jeep envolvido em grave acidente na BR-163 carregava drogas; dois ocupantes morreram

GAFFFF Sorriso realiza encontro dos Prefeitos do Agro para reforçar papel dos municípios no desenvolvimento do setor

Aprovada no Senado, aposentadoria diferenciada para agentes de saúde trará impacto de R$ 70 bi aos municípios, aponta CNM

Setor produtivo cobra correção dos limites do Simples Nacional para todas as faixas do regime